Alimentos que ajudam a tratar o refluxo: quais são, como usar, dicas e receitas
O refluxo gastroesofágico se caracteriza pelo retorno do alimento ao esôfago (o tubo pelo qual o alimento passa para chegar ao estômago). Este retorno muda o ph do esôfago e causa grande azia e queimação, podendo até machucar a região.
A alimentação voltada a Alimentos que Ajudam a Tratar o Refluxo para prevenção ou melhora do refluxo gastroesofágico deve priorizar o consumo de fibras, frutas, verduras e legumes. Portanto, reduzindo ou até mesmo excluindo o consumo de produtos industrializados, condimentados e ricos em gordura como frituras, refrigerantes e molhos prontos.
A grande maioria das pesquisas sobre o refluxo aponta para a dieta como um importante fator contribuinte. Portanto, melhora ou piora dos sintomas portanto modificar a alimentação se torna fundamental para o sucesso do tramando e controle dos sintomas relacionados ao refluxo.
O que é Refluxo?
O Refluxo gastroesofágico, conhecido também pela sigla DRGE, é uma condição na qual os ácidos presentes dentro do estômago não seguem o fluxo normal e acabam voltando pelo esôfago (tubo que liga a boca ao estômago). Portanto, esse movimento irrita os tecidos que revestem o esôfago, causando os sintomas típicos do refluxo como azia e queimação, por exemplo.
O que Causa o Refluxo?
O refluxo é causado pelo “afrouxamento” do esfínter esofagiano um anel muito forte situado logo na entrada do estômago que serve justamente para evitar o retorno do alimento. Outro ponto fundamental são os Alimentos que Ajudam a Tratar o Refluxo. Quando a dieta possui alimentos ácidos, embutidos, enlatados, bebidas gaseificadas, álcool, leite ou alimentos industrializados o quadro se agrava.
Como Posso Tratar o Refluxo?
Se você sofre com refluxo, o primeiro passo é alimentar-se pouco, em períodos curtos. . Portanto, é importante evitar café e cigarros, além dos alimentos acima mencionados. Troque estes alimentos por verduras, frutas, ou seja, alimentos mais naturais.
Cuidar do peso é importante também, pois quando ganhamos peso o abdômen se dilata e tende a piorar o quadro. Durante a gravidez o quadro de refluxo também é comum e demanda atenção.
Alimentos que Ajudam a Tratar o Refluxo:
1. Salada:
Com exceção do tomate, da cebola, do queijo e dos temperos ricos em gordura, quem sofre com refluxo não corre o risco de errar ao optar por adicionar uma salada ao seu cardápio. Esse prato não estimulará o refluxo e fará bem ao organismo de maneira geral, já que uma alimentação rica em vegetais variados é a chave, por isso são Alimentos que Ajudam a Tratar o Refluxo.
2. Banana:
Outro ingrediente que pode ser incluso no grupo dos alimentos bons para quem tem refluxo é a banana, já que a fruta não é muito ácida: o valor de seu pH é de 5,6. O pH é um índice que mede quão ácida, alcalina ou neutra uma substância é.
3. Melão:
Assim como acontece com a banana, o nível de acidez do melão também não é alto, ficando em 6,1. E a taxa de pessoas com refluxo que apresentam problemas ao consumir a fruta é bem pequena: varia entre 1 e 2%.
4. Funcho(erva-doce):
O funcho é a planta que dá origem à erva-doce e pode ser utilizada no preparo de diversas receitas durante as refeições como chá, sopa e até frangos, prato em que é usado como tempero. Com um pH praticamente neutro o número fica em 6.9, ele não faz mal para quem sofre com o refluxo e ainda existem evidências de que o vegetal ajuda a melhorar o funcionamento do estômago, por isso é um dos Alimentos que Ajudam a Tratar o Refluxo.
5. Aveia:
As pessoas que precisam seguir uma dieta para quem tem refluxo não erram ao consumirem uma porção de aveia no café da manhã ou no lanche durante o dia. Além de não causar o refluxo, o alimento sustenta, ao ajudar a proporcionar uma sensação de saciedade ao organismo, por conta do seu alto teor de fibras.
6. Gengibre:
Outro integrante da lista dos Alimentos que Ajudam a Tratar o Refluxo é o gengibre. Isso porque ele é tradicionalmente conhecido como um ingrediente com propriedades anti-inflamatórias e há tempos é utilizado como auxílio aos tratamentos de problemas gastrointestinais.
7. Babosa:
Antes que você reclame que a babosa não é necessariamente um alimento. Portanto, vale ressaltar aqui que a planta pode ser utilizada em receitas como sucos ou shakes.
8. Frango e Peru:
Quem sofre da condição não precisa necessariamente ficar longe de alimentos como frango e peru, basta saber preparar esses pratos. A recomendação é fazer a retirada da pele, que contém muita gordura, e não fritar as carnes.
9. Peixe e Frutos do Mar:
Contanto que não sejam preparados fritos, peixes e frutos do mar como camarão, lagosta e molusco são Alimentos que Ajudam a Tratar o Refluxo. Eles devem ser feitos assados, refogados ou grelhados.
10. Vegetais Verdes:
Os vegetais de coloração verde como brócolis, aspargos e feijão verde são Alimentos que Ajudam a Tratar o Refluxo e devem fazer parte da alimentação, tendo em vista que também são nutritivos e pouco calóricos.
11. Aipo:
Com poucas calorias são seis encontradas em um talo médio, alto teor de água e boa quantidade de fibras, que ajudam a diminuir o apetite, o aipo é outro que não pode ser excluído dos Alimentos que Ajudam a Tratar o Refluxo. Ele não causará incômodos aos portadores da condição e pode integrar receitas como purês, sopas, sucos e batidas.
12. Salsinha:
Utilizada há séculos como uma planta medicinal que traz benefícios ao estômago e auxilia o processo digestivo no organismo. Portanto, a salsinha é outro alimento importante para a dieta das pessoas que sofrem com o refluxo.
13. Arroz Integral:
O nível de acidez do arroz integral não é alto seu pH é de 6, portanto, ele pode aparecer nas refeições dos que sofrem de refluxo, o que ainda contribuirá para que eles tenham uma alimentação diversificada.
14. Camomila:
Outra erva interessante é a camomila, o chá de camomila é considerado um calmante natural, que promove melhora do funcionamento gástrico. Portanto, além de ser muito usada por seu efeito anti-inflamatório local em forma de compressas sobre peles inflamadas e inchadas. Ou também como banhos de assento para mulheres no intuito de reduzir inflamações e infecções vaginais.
15. Amêndoas:
Ricas em nutrientes e fibras que auxiliam o trato digestivo. Portanto, além de seu leite (Leite de amêndoas) ser um ótimo substituto aos leites de vaca. Portanto, já que oferta cálcio, porém com baixíssimo teor em gorduras.
16. Raiz de Alcaçuz:
Experimente raiz de alcaçuz para acalmar o estômago para uma solução rápida de sintomas de DRGE doença do refluxo gastroesofágico. Portanto, a raiz de alcaçuz soltas chá e chá estão disponíveis em lojas de Alimentos que Ajudam a Tratar o Refluxo.
17. Salsa:
Utilizadas como condimentos, mas também como planta medicinal traz benefícios ao estômago. Nutrientes como a vitamina A (betacaroteno), cálcio, ferro e vitaminas B12, C e K auxiliam no processo digestivo.
O conteúdo deste artigo foi extraído do Guia da Beleza que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.