Alimentos Saudáveis

Alimentos para combater o cansaço excessivo: tipos, como usar e receitas

Por Alan Costa, em 29/01/2018 (atualizado em 20/10/2021)
alimentos que combatem o cansaço

Quando estamos precisando de uma dose extra de disposição, é comum buscarmos o famoso cafezinho, uma tigela de açaí ou até um doce. O problema é que esses Alimentos Para Combater o Cansaço trazem um pico de energia passageira, enquanto o ideal para garantir que nossos níveis energéticos se mantenham altos é manter uma dieta balanceada durante o dia todo dia.

Se suas horas de sono estão boas, se a rotina não esta tão pesada e se não há nada que explica o sentimento de fadiga, um alimento inadequado pode estar ocasionando esse cansaço extremo e sonolência, por isso opte por Alimentos Para Combater o Cansaço. Além disso, estresse, associado á má alimentação, pode ocasionar diversas deficiência nutricionais e prejudicar o funcionamento do organismo, acarretando em sintomas variados.

Algumas vitaminas como as B1, B2 e B3 estão diretamente mais relacionadas na transformação da glicose dos Alimentos Para Combater o Cansaço que faz as células funcionarem. Portanto, a deficiência dessas três vitaminas podem causar uma sensação de indisposição, tanto física como mental. Veja a seguir algumas opções saudáveis para incluir no seu cardápio e combater  a fadiga. Então, confira agora Os 19 Alimentos Para Combater o Cansaço Excessivo:

Alimentos Para Combater o Cansaço Excessivo:

Açaí: A fruta repõe a disposição após a prática de atividades físicas, porque é rica em vitaminas do complexo B, sais minerais, carboidratos e proteínas. Mas atenção: o alimento é altamente calórico e deve ser ingerido com moderação.

Banana: Fonte de carboidratos e Potássio, a banana ajuda a combater a fraqueza, bem como a fadiga, a apatia de e as câimbras. O ideal é consumir uma ao dia.

Batata Doce: A queridinha de quem pratica malhação é rica em carboidratos saudáveis, tem alto teor de fibras e de potássio, mineral que facilita a conversão da glicose em glicogênio pelo fígado, auxilia a concentração muscular e regula a pressão arterial.

Cereais Integrais: Ao contrário dos alimentos refinados, os integrais liberam insulina no corpo de forma gradual. Estão inclusos aqui no arroz, a aveia e a farinha de trigo integrais, entre outros, além de pães e massas produzidos com esses ingredientes. Consuma 3 colheres de sopa no almoço.

Chá Verde: Ele contém cafeína e teína, que são dois estimularem muito eficaz. Beber meio litro de chá verde no período da manhã garante disposição ao longo do dia. “Quando usamos o Macthá que é o extrato de camélia, bem sinensis, não só garantimos mais disposição.

Bem como temos as outras propriedades benéficas para prevenção de doenças cardiovasculares presentes”, afirmam os nutricionistas. O chá ainda afasta o estresse, é relaxante, diminui o cortisol, melhorar o humor e aumenta a produção de ondas alfas.

Chocolate Amargo: Possui cafeína e antioxidantes. Só tome cuidado para não ingerir em excesso! Para o chocolate amargo, a recomendação de consumo é de 30g, de equivalente a um tablete pequeno.

Folhas: Além de auxiliar na digestão, verduras como couve, espinafre, brócolis e rúcula fortalecem o corpo, já que são compostas por grande quantidade de vitaminas e sais minerais. Ainda são ricas em acido fólico, nutriente que ajuda na renovação celular.

Gengibre: O gengibre tem efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo e influencia de forma positiva e o comportamento corporal, podendo até aumentar a queima de calorias.

Granola: Essa mistura de cereais furta desidratada, oleaginosas e mel fornecer grande parte dos nutrientes necessários ao nosso organismo. O ideal é ingeri-la após exercícios físicos pois todas as nossas reservas energéticas, vitaminas e sais minerais são utilizados durante esse esforço.

Guaraná em Pó: Esse poderoso energético natural é rico em cafeína melhora a concentração e o raciocínio. O guaraná em pó pode ser ingerido com água ou shakes, ou até em cápsula.

Iogurte: O iogurte é uma fonte de energia rápida devido o tempo que ele leva para ser processado que é maior do que o de comidas sólidas e isso é graças a sua consistência cremosa. Assim,este efeito dura por causa das proteínas que faz com que ele fica mais tempo no organismo, proporcionando energia por tempo prolongado.

Laranja: Por conter grandes quantidades de Vitamina C, cálcio, potássio, fibras e por ter função antioxidante, a fruta é uma grande aliada dos Alimentos Para Combater o Cansaço.

Leguminosas: Milho, ervilhas, lentilhas, feijão e grão-de-bico são Alimentos Para Combater o Cansaço pois são ricos em proteínas, vitamina e minerais. Eles dão mais saciedade e garantem energia. O ideal é ingerir 1 concha por dia.

Maçã: Essa fruta tem minerais como cálcio, magnésio, fosforo, zinco, Potássio, ferro e selênio, além de vitamina C . Sendo assim, ela é extremante rico nutricionalmente e, devido á grande quantidade de carboidratos que contém ainda combate a fadiga.

Mamão: Por conter alto teor de vitamina C, o mamão ajuda a combater o estresse diário. Esse nutriente tem efeito antioxidante, que evitar o envelhecimento precoce e previne doenças degenerativas.

Ovos: Rico em colina e em proteínas, o ovo ajuda no sistema imunológico, aumenta a qualidade do sono e combate a fadiga. Consuma até 2 unidades por dia.

Proteínas Magras: As proteínas são responsáveis pela construção e reparação de tecidos em nosso organismo, estando inclusos ai os ossos e os músculos. Sendo assim, ingerir carnes aumenta a força. Opte pelas proteínas magras, como peixes e frangos para uma escolha mais saudável.

Quinoa: Com toda sua proteína, fibra e ferro, a quinoa é perfeita para quando você precisa recarregar as energias.

Soja: O grão é fonte de aminoácidos, lipídeos, vitaminas minerais e fibras e, por isso, é um dos Alimentos Para Combater o Cansaço. Além disso, é grande aliada da saúde por ter ação antioxidante e anticancerígena. Café faz bem? Beber café estimula e ajuda a ter mais concentração nas tarefas do dia a dia.

Sair da versão mobile