Os Alimento detox são fundamental no processo de desintoxicação do corpo. Pois, Exagera no doce, ingerir grande quantidade de bebida alcoólicas ou consumir produtos industrializados faz com que o organismo fique sobrecarregado, podendo causar, entre outros males, o ganho de peso e a intoxicação das células.
A dieta se tornou queridinha das famosas, e não é para menos, já que o cardápio, além de realizar uma verdadeira faxina no organismo, mandando os quilinhos extras para bem longe. Os alimentos detox são aqueles que dão suporte necessário para os sistemas de destoxificação naturais do organismo. Eles apresentam propriedades que estimulam as vias de destoxificação, que consiste no processo realizado pelo corpo visando a eliminação de determinadas toxinas, também conhecidas como xenobióticos. Nesse processo, tais substâncias, que não são passiveis de excreção, sofrem alterações na sua estrutura química, as quais possibilitam a sua eliminação do organismo por meio das fezes ou urina.
Entendendo melhor:
As toxinas, que provêm tanto da alimentação quanto da poluição, do álcool e de alguns tipos de medicamentos, são responsáveis pelos incômodos inchaços e, consequentemente, pelo aumento de peso. A condição ainda acompanha sintomas como cansaço e baixa resistência. Mas não se preocupe: tudo isso pode ser revertido, adotando uma alimentação equilibrada, além da inclusão de alimentos detox no cardápio. Quer saber quais? Então, confira os 25 Alimento Detox que Ajudam a Emagrecer.
Alimento Detox que Ajudam a Emagrecer:
Laranja com bagaço: O ideal é aproveitar a fruta por inteiro, já que é no bagaço que se encontra a maior fonte de fibras, responsáveis por ajudar o intestino a funcionar melhor, eliminando as impurezas. A Laranja é mais do que fonte de vitamina C. Quando consumida com o bagaço, também auxilia no bom funcionamento do intestino e no controle da glicemia e do colesterol. Além disso, o potássio presente na fruta é responsável pela contração muscular, o que auxilia na manutenção da pressão arterial.
Limão: O Limão é um dos principais Alimento detox que ajudam a emagrecer. Pois, ele é famoso por seu poder desintoxicante, o limão também pode ser aproveitado por inteiro, já que a casca conta com uma substância chamada limoneno, que tem a capacidade de penetrar com facilidade nos tecidos e nas células do organismo, agindo como um poderoso solvente. Depois de higienizada, use raspas da casca em suas receitas.
Abacaxi: O Abacaxi é outra boa alternativa de Alimento detox que ajudam a emagrecer. Pois, Na hora que o estomago pesar, pode contar com o abacaxi. Isso acontece porque fruta é fonte de bromelina, uma enzima capaz de quebrar as proteínas dos alimentos. Além disso, dispõe de boa quantidade de fibras solúveis, outras aliadas do processo digestivo.
Maçã: Uma ótima opção para os lanches, a Maçã é rica em fibras, o que auxilia no processo de emagrecimento. A fruta ainda é lembrada por outros feitos. Além disso, A maçã é rica em pectina, fibra solúvel que auxilia na excreção de colesterol biliares, aumentando a conversão de colesterol sérico nesses ácidos, reduzindo, assim, os níveis hepáticos e sanguíneos de colesterol. Antiácido, o alimento também ativa o fígado e dissolve o ácido úrico, que retém os líquidos no organismo.
Mamão: O Mamão é outro Alimento detox que ajudam a emagrecer. Pois, a fama da fruta de regular o intestino é verdadeira. Tudo isso graças á ação da papaína, uma substância que atua na enzima do estomago, transformando as proteínas dos alimentos em aminoácidos, o que melhora a função do órgão.
Melancia: A Melancia concentra grande quantidade de água, ajudando a saciar e a limpar (com ação diurética) o organismo. Aliada ás baixas calorias, a melancia contribui para a perda de peso.
Melão: Assim como a Melancia, o Melão possui alto teor de água. Combinado com a ação do Potássio e levemente laxante do magnésio, contribui para o bom funcionamento intestinal.
Kiwi: O Kiwi é outra excelente alternativa de Alimento detox que ajudam a emagrecer. Pois, Além de saborosa, a fruta é rica em fibras e vitamina C. no seu país de origem (China), o kiwi é usado tradicionalmente pela medicina para o tratamento de câncer de mama e do estomago. Além disso, é considerado um poderoso antioxidante contra os radicais livres, prevenindo tumores.
In natura ou em forma de suco?: Os sucos naturais das frutas não substituem a versão in natura, mas certamente suprem em benefícios á saúde quando comparados aos de caixinha, em pó ou polpa. Bater frutas doces, que não necessitam ser adoçadas, não coar os sucos e combinar com ingredientes como hortaliças, fibras e especiarias deixa a bebida mais nutritiva. Abacaxi com hortelã, laranja com cenoura, maçã com couve e limão são infinitas combinações de sucos antioxidantes , destoxificantes e anti-inflamatórios. além disso, não é indicado ingerir líquidos durante as principais refeições, pois eles dificultam a digestão.
Acelga: As fibras presente nesse alimento formam uma espécie de bolo dentro do estomago, que gera mais saciedade. Essas substâncias ainda impedem o acumulo de gordura na região da barriga e regulam o intestino, evitando os inchaços.
Aipo: O Aipo é outro boa opção de Alimento detox que ajudam a emagrecer. Pois, Com poucas calorias e muitas fibras, o aipo ajuda a regular a digestão e ainda dá a sensação de saciedade. Isso acontece porque o vegetal estimula a produção de saliva e de suco gástrico que, com as fibras, combatem os males digestivos. Com todas essas funções, o vegetal é um aliado e tanto das dietas de emagrecimento.
Berinjela: Muitos viram a cara quando a Berinjela ganha espaço à mesa. No entanto, o legume bate um bolão quando o assunto é saúde. Além de ser fonte de vitaminas A e C, a berinjela atua contra os males digestivos. Ela possui febras que auxiliam na digestão e na melhora da microflora intestinal, ajudando na formação do bolo fecal e na prevenção de doenças.
Beterraba: Quem sofre de Prisão de Ventre tem nessa raiz um laxante natural. Isso se deve à quantidade de pectina – fibra que faz o intestino funcionar como um relógio. Além disso, a Beterraba possui betacaroteno, um antioxidante poderoso contra tumores.
Couve: A Couve é um dos principais Alimento detox que ajudam a emagrecer. Pois, ela é uma boa fonte de fibras, é excelente para eliminar as toxinas do corpo. A couve é fonte de um fitoquímico chamado glicosinolato, que estimula a limpeza do organismo, eliminando substâncias que podem causar doenças e toxinas que ficam nas células de gordura. Além disso, possui sulforafano, uma substância que previne tumores.
Escarola: Essa hortaliça é importante fonte de fibras, betacaroteno, Vitamina C e Vitamina E, Folato. Cálcio e selênio. Com poucas calorias, a escarola ajuda a regular o organismo. Isso acontece porque, ao chegar ao intestino, a insulina presente na escarola sofre a ação das bactérias benéficas, facilitando o funcionamento do órgão.
Azeite: O Azeite é Rico em gorduras mono e poli-insaturadas, limpa as artérias e protege o coração. O azeite também possui polifenóis que atuam contra o câncer, especialmente o de mama. O ácido fólico, substância presente em grande quantidade no azeite, estimula o fígado a produzir o bom colesterol (HDL), retirando dos vasos sanguíneos o LDL, a versão ruim.
Nozes: Essa oleaginosa é rica em gorduras poli-insaturadas, que na circulação sanguínea diminuem a taxa de colesterol ruim, o LDL. As nozes também trazem outros benefícios. Além disso, elas são ricas em Vitamina E, que tem função antioxidante extremamente importante, reduzindo o risco de lesões causadas pelos radicais livres nas células, como o envelhecimento precoce, o câncer e as doenças do coração.Castanha-do-pará: A Castanha-do-pará é uma boa opção de Alimento detox que ajudam a emagrecer. Pois, ela é uma boa fonte de diversos nutrientes, a castanha-do-pará traz grandes benefícios ao organismo. O selênio presente em sua composição fortalece o sistema imunológico, afastando o risco de tumores e acalma o “vai e vem” de ácidos no estomago. A oleaginosa também é rica em proteínas e vitamina E – este último não pode faltar no cardápio de quem deseja retardar o envelhecimento.
Pepino: O Pepino é muito usado em saladas, o pepino é ótimo para quem quer emagrecer, pois além de ser leve, esse vegetal tem fibras que saciam a fome por um longo tempo. De quebra, essa substância facilita o trânsito intestinal.
Repolho: Esse alimento é cheio de nutrientes, tais como proteínas, fibras, ferro, potássio, cálcio e magnésio. As suas folhas, desde que consumidas cruas, cicatrizam úlceras no estomago e previne tumores. Ainda, a substância chamada sulforafano, presente na verdura, liga-se a uma enzima produzida pelo fígado, carregando as toxinas para fora do corpo.
Arroz integral: A presença de fibras, proteínas, magnésio e algumas vitaminas torna o arroz integral excelente para quem quer perder alguns quilinhos. O grão também ajuda a regular o intestino e mantém a fome longe um bom tempo.
Linhaça: Dentre os muitos benefícios oferecidos pela linhaça estão o alivio dos sintomas da TPM (tensão pré-menstrual), a redução do apetite e o combate aos males digestivos. O funcionamento intestinal também é beneficiado pelo consumo de linhaça. O seu alto teor de fibras insolúveis permite diminuir a constipação intestinal, por aumentar o bolo fecal e promover a motilidade intestinal.Chia: As fibras insolúveis presente na chia, em função da sua capacidade de absorver água, aceleram o trânsito intestinal desintoxicando o organismo. Esse alimento ainda é capaz de prevenir doenças cardiovasculares e controlar a glicemia. Portanto, ela é um Alimento detox que ajudam a emagrecer.
Gergelim: O Gergelim é uma semente é uma excelente fonte de cálcio e de vitaminas, especialmente a E e as do complexo B. O gergelim também auxilia no emagrecimento, já que as fibras insolúveis encontradas nele proporcionam maior saciedade.
Amaranto: As fibras presente nesse grão têm dupla ação: além de regularem o intestino, ajudam a emagrecer, já que mantêm a fome longe por mais tempo.
Quinoa: A Quinoa é também fonte de fibras, que dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Além disso, o grão é rico em proteína, ajudando no fortalecimento muscular. Suas quantidades significativas de ômegas 3 e 6 importantes na prevenção de doenças cardiovasculares e na redução do mau colesterol (LDL)