Doenças e Tratamentos

Afasia: o que é, quais as causas, principais sintomas e tratamentos

Por Alan Costa, em 27/07/2017 (atualizado em 02/11/2021)
afasia

A Afasia é uma condição que te rouba a capacidade de se comunicar. Pode afetar sua capacidade de falar, escrever e entender a linguagem, tanto verbal quanto escrita. A Afasia normalmente ocorre de repente após um acidente vascular cerebral ou uma lesão na cabeça. Mas também pode surgir gradualmente de um tumor cerebral de crescimento lento ou de uma doença que causa danos progressivos e permanentes (degenerativos). Onde e quão ruim o dano cerebral e o que o causou determina o grau de deficiência. Uma vez que a causa foi abordada, o principal tratamento para a Afasia é a terapia de fala e linguagem. A pessoa com Afasia reaparecia e pratica habilidades linguísticas e aprende a usar outras formas de se comunicar. Os membros da família freqüentemente participam do processo, ajudando a pessoa a se comunicar.

Causas de Afasia: A causa mais comum de Afasia é o dano cerebral resultante de um acidente vascular cerebral – o bloqueio ou ruptura de um vaso sanguíneo no cérebro. A perda de sangue no cérebro leva a morte ou dano de células cerebrais em áreas que controlam a linguagem. O dano cerebral causado por uma lesão craniana grave, um tumor, uma infecção ou um processo degenerativo também pode causar Afasia.

Nestes casos, a Afasia geralmente ocorre com outros tipos de problemas cognitivos, como problemas de memória ou confusão. A Afasia progressiva primária é o termo usado para a dificuldade de linguagem que se desenvolve gradualmente. Isso se deve à degeneração gradual das células cerebrais localizadas nas redes de linguagem. Às vezes, esse tipo de Afasia irá progredir para uma demência mais generalizada.

Às vezes, podem ocorrer episódios temporários de Afasia. Estes podem ser devidos a enxaquecas, convulsões ou a um ataque isquêmico transitório (TIA). Um TIA ocorre quando o fluxo sanguíneo é bloqueado temporariamente em uma área do cérebro. As pessoas que tiveram um TIA estão em risco aumentado de ter um AVC no futuro próximo.

Sintomas de Afasia: A Afasia é um sinal de alguma outra condição, como um acidente vascular cerebral ou um tumor cerebral. Uma pessoa com Afasia pode:

  • Fale em frases curtas ou incompletas
  • Fale em frases que não fazem sentido
  • Substitua uma palavra por outra ou por um som por outra
  • Fale palavras irreconhecíveis
  • Não entendo a conversa de outras pessoas
  • Escreva frases que não fazem sentido

A gravidade e o alcance dos problemas dependem da extensão do dano e da área do cérebro afetada.

Quando Consultar um Médico: Porque a Afasia é muitas vezes um sinal de um problema sério, como um acidente vascular cerebral, procure cuidados médicos de emergência se de repente você se desenvolve:

  • Dificuldade em falar
  • Dificuldade com lembrança de palavras
  • Problemas com leitura ou escrita

Complicações de Afasia: A Afasia pode criar inúmeros problemas de qualidade de vida porque a comunicação faz parte da sua vida. A dificuldade de comunicação pode afetar sua:

  • Trabalho
  • Relacionamentos
  • Função do dia-a-dia

As barreiras linguísticas podem levar a problemas de embaraço, depressão e relacionamento.

Diagnóstico de Afasia: Seu médico provavelmente lhe dará um exame físico e neurológico, avalie sua força, sentimento e reflexos, e ouça seu coração e os vasos no pescoço. Ele ou ela provavelmente solicitará um teste de imagem, geralmente uma ressonância magnética, para identificar rapidamente o que está causando a Afasia. Provavelmente, você também poderá ser submetido a testes e observações informais para avaliar suas habilidades linguísticas, como a capacidade de:

  • Nomear objetos comuns
  • Participe de uma conversa
  • Compreenda e use palavras corretamente
  • Responda perguntas sobre algo lido ou ouvido
  • Repita palavras e frases
  • Siga as instruções
  • Responda sim – sem perguntas e responda a perguntas abertas sobre assuntos comuns
  • Leia e escreva

Tratamentos de Afasia: Se o dano cerebral for leve, uma pessoa pode recuperar habilidades linguísticas sem tratamento. No entanto, a maioria das pessoas é submetida a terapia de fala e linguagem para reabilitar suas habilidades linguísticas e complementar suas experiências de comunicação. Atualmente, os pesquisadores estão investigando o uso de medicamentos, isolados ou em combinação com terapia de fala, para ajudar pessoas com Afasia.

Reabilitação de Fala e Linguagem: A recuperação das habilidades linguísticas geralmente é um processo relativamente lento. Embora a maioria das pessoas faça progressos significativos, poucas pessoas recuperam níveis completos de comunicação pré-ferimento.

Para a Afasia, a terapia da fala e do idioma tenta melhorar a capacidade de comunicação da pessoa restaurando o máximo de linguagem possível, ensinando como compensar a perda de habilidades de linguagem e encontrar outros métodos de comunicação. Terapia:

  • Começa cedo. Alguns estudos descobriram que a terapia é mais eficaz quando começa logo após a lesão cerebral.
  • Muitas vezes trabalha em grupos. Em uma configuração de grupo, as pessoas com Afasia podem experimentar suas habilidades de comunicação em um ambiente seguro. Os participantes podem praticar as conversas iniciais, falando por sua vez, esclarecendo mal-entendidos e corrigindo as conversas que se derrubaram completamente.
  • Pode incluir o uso de computadores. Usar terapia assistida por computador pode ser especialmente útil para reaprender verbos e sons de palavras (fonemas).

Medicamentos: Certas drogas estão atualmente sendo estudadas para o tratamento da Afasia. Estes incluem medicamentos que podem melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, melhorar a capacidade de recuperação do cérebro ou ajudar a substituir substâncias químicas empobrecidas no cérebro (neurotransmissores). Vários medicamentos, como a memantina (Namenda) e o piracetam, mostraram-se promissores em pequenos estudos. Mas é necessário mais pesquisa antes que estes tratamentos possam ser recomendados.

Sair da versão mobile