A Adenoides são pequenas manchas de tecido localizadas na parte de trás da garganta. Eles são semelhantes às amígdalas e estão localizados logo acima deles. Suas amígdalas podem ser vistas se você olhar a parte de trás da garganta, mas as adenoides não são diretamente visíveis.
Tanto as Adenoides quanto as amígdalas fazem parte do sistema imunológico, o que ajuda a prevenir e combater a infecção em seu corpo. As Adenoides podem causar problemas se forem ampliadas. Felizmente, eles não são uma parte essencial do sistema imunológico, e geralmente podem ser tratados removendo-os. Então, confira agora Adenoides – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos:
Causas Adenoides: As Adenoides estão presentes no nascimento. Eles crescem até que uma criança tenha entre 3 e 5 anos de idade. Normalmente, eles começam a encolher após cerca de 7 anos. Eles diminuem consideravelmente na idade adulta. Eles estão localizados na passagem que liga a parte de trás da cavidade nasal à garganta. Eles produzem anticorpos para ajudar seu corpo a combater as infecções.
Durante os primeiros anos, as Adenoides ajudam a proteger os bebês da infecção através da captura de bactérias e vírus que entram no corpo através do nariz. As Adenoides que se tornam infectadas geralmente se tornam ampliadas, mas retornam ao tamanho normal quando a infecção diminui. No entanto, em alguns casos, as Adenoides permanecem ampliadas mesmo após a infecção ter desaparecido.
Sintomas de Adenoides: As Adenoides ampliadas podem causar uma série de sintomas, incluindo:
- Bloqueado , nariz entupido:
- Problemas de ouvido:
- Problemas para dormir:
- ronco:
- dor de garganta:
- Dificuldade de deglutição:
- Glândulas inchadas no pescoço:
- Problemas respirando pelo nariz:
- “Colar orelha” ou otite média com derrame (acumulação de fluido na orelha média, o que pode causar problemas auditivos):
- Lábios rachados e boca seca (de problemas respiratórios):
- Apneia do sono (pausa na respiração durante o sono):
Tratamento Para Adenoides: O tratamento depende da gravidade da condição. Se as Adenoides alargadas do seu filho não estiverem infectadas, o médico pode não recomendar a cirurgia. Em vez disso, o médico pode optar por simplesmente esperar e ver se as Adenoides diminuem por conta própria à medida que seu filho envelhece.
Em outros casos, seu médico pode recomendar medicamentos, como um esteroide nasal, para encolher Adenoides aumentadas. No entanto, é comum que as Adenoides alargadas sejam removidas se continuarem a causar problemas, apesar do tratamento com medicamentos. O procedimento é bastante simples e não possui muitos riscos. Esta cirurgia é chamada de adenoidectomia.