A Ataxia descreve a falta de controle muscular ou a coordenação de movimentos voluntários, como caminhar ou pegar objetos. Um sinal de uma condição subjacente, Ataxia pode afetar vários movimentos, criando dificuldades com fala, movimento dos olhos e deglutição. A Ataxia persistente geralmente resulta de danos na parte do cérebro que controla a coordenação muscular (cerebelo). Muitas condições podem causar Ataxia, incluindo abuso de álcool, certos medicamentos, acidente vascular cerebral, tumor, paralisia cerebral, degeneração cerebral e esclerose múltipla. Os genes defeituosos herdados também podem causar a condição.
O tratamento para a Ataxia depende da causa. Dispositivos adaptativos, como caminhantes ou bastões, podem ajudá-lo a manter sua independência. Fisioterapia, terapia ocupacional, terapia fonoaudiológica e exercício aeróbio regular também podem ajudar.
Causas de Ataxia:
Dano, degeneração ou perda de células nervosas na parte do cérebro que controla a coordenação muscular (cerebelo), resulta em Ataxia. O seu cerebelo compreende duas porções de tecido de dobramento de tamanho de bola de pingpong situadas na base do cérebro perto do tronco encefálico. O lado direito do seu cerebelo controla a coordenação no lado direito do seu corpo; O lado esquerdo do seu cerebelo controla a coordenação à esquerda.
Sintomas de Ataxia:
Ataxia pode se desenvolver ao longo do tempo ou entrar de repente. Um sinal de uma série de distúrbios neurológicos, a Ataxia pode causar:
- Má coordenação
- Caminhada insegura e tendência a tropeçar
- Dificuldade com tarefas motoras finas, como comer, escrever ou abotoar uma camisa
- Mudança no discurso
- Movimentos oculares involuntários de ida e volta (nistagmo)
- Dificuldade em engolir
Quando Consultar um Médico:
Se você não tem conhecimento de ter uma condição que causa Ataxia, como a esclerose múltipla, consulte seu médico o mais rápido possível se você:
- Perder o equilíbrio
- Perder a coordenação muscular em uma mão, braço ou perna
- Tenha dificuldade em andar
- Tem dificuldade em engolir
Diagnóstico de Ataxia:
Se você tiver Ataxia, seu médico procurará uma causa tratável. Além de realizar um exame físico e um exame neurológico, incluindo verificar sua memória e concentração, visão, audição, equilíbrio, coordenação e reflexos, seu médico pode solicitar testes laboratoriais, incluindo:
- Estudos de Imagens. Uma tomografia computadorizada ou RM do seu cérebro pode ajudar a determinar possíveis causas. Uma ressonância magnética pode às vezes mostrar encolhimento do cerebelo e outras estruturas cerebrais em pessoas com Ataxia. Também pode mostrar outros achados tratáveis, como um coágulo sanguíneo ou tumor benigno, que pode estar pressionando seu cerebelo.
- Punção Lombar (torneira espinhal). Uma agulha é inserida na parte inferior das costas (região lombar) entre dois ossos lombares (vértebra) para remover uma amostra de líquido cefalorraquidiano. O fluido, que envolve e protege seu cérebro e medula espinhal, é enviado a um laboratório para testes.
- Teste Genético. O seu médico pode recomendar testes genéticos para determinar se você ou seu filho têm a mutação genética que causa uma das condições atáxicas hereditárias. Testes de genes estão disponíveis para muitas, mas não para todas as ataxias hereditárias.
Tratamentos de Ataxia:
Não há tratamento específico para Ataxia. Em alguns casos, o tratamento da causa subjacente resolve a Ataxia, como a interrupção dos medicamentos que a causam. Em outros casos, como a Ataxia que resulta de varicela ou outra infecção viral, é provável que se resolva por conta própria. Seu médico pode recomendar o tratamento para gerir sintomas, tais como dor, fadiga ou tonturas ou dispositivos adaptativos ou terapias para ajudar com sua Ataxia.
Dispositivos Adaptativos: Ataxia causada por condições como esclerose múltipla ou paralisia cerebral pode não ser tratável. Nesse caso, seu médico poderá recomendar dispositivos adaptativos. Eles incluem:
- Caminhadas ou caminhadas para caminhar
- Utensílios modificados para comer
- Auxílios à comunicação para falar
Terapias: Você pode se beneficiar de certas terapias, incluindo:
- Fisioterapia para ajudar a sua coordenação e melhorar a sua mobilidade
- Terapia ocupacional para ajudá-lo com tarefas de vida diária, como se alimentar
- Terapia vocal para melhorar a fala e ajuda na deglutição