As pessoas com Psicose experimentam um sentido alterado da realidade. Eles têm dificuldade com a maneira como eles interpretam o mundo ao seu redor, e seu pensamento pode ser confundido. Eles podem experimentar alucinações, como ouvir vozes que não estão lá, ou delírios, como acreditar que têm poderes especiais. Alem disso, a Psicose é caracterizada por uma relação prejudicada com a realidade. A Psicose pode ser causada por uma doença mental, como esquizofrenia, transtorno bipolar ou depressão grave. Também pode ser induzida pelo uso de drogas, ou menos comum em resposta a um evento estressante. A Psicose afeta as pessoas de forma diferente.
As causas da Psicose ainda estão sendo descobertas. Não há uma causa, e os pesquisadores acreditam que uma combinação de fatores biológicos, genéticos, sociais e ambientais está envolvida. Pode estar associado a um desequilíbrio químico no cérebro. O estresse e algumas drogas (por exemplo, maconha , velocidade ou LSD ) podem desencadear o primeiro episódio de Psicose.
O tratamento está disponível para pessoas com Psicose. Medicação, terapia psicológica e apoio comunitário podem ajudar a reduzir os sintomas, permitindo que as pessoas vivam uma vida normal. É importante falar com um médico se você acha que pode ter sintomas de Psicose.
Em casos graves, alguém com Psicose pode estar em risco de se auto-ferir ou prejudicar os outros. Cerca de 3% das pessoas experimentarão Psicose em algum momento em suas vidas. Um primeiro episódio de Psicose é mais provável que ocorra no adolescente atrasado de uma pessoa ou nos primeiros anos de idade. Se você ou alguém que você conhece tentou ou está em risco de tentar se prejudicar ou a outra pessoa.
Causas da Psicose:
As causas da Psicose são complexas e os pesquisadores ainda estão tentando compreendê-las completamente. No entanto, a Psicose é pensada para ser causada por uma interação entre fatores genéticos e ambientais. É provável que algumas pessoas nasçam com uma predisposição para desenvolver esse tipo de doença e que certas coisas – por exemplo, o estresse ou o uso de drogas como maconha, LSD ou velocidade – podem desencadear seu primeiro episódio. As principais categorias de causas de Psicose são:
- Doença mental: a Psicose pode ser causada por uma doença mental , como esquizofrenia , transtorno bipolar ou depressão grave .
- Genética: pessoas com história familiar de distúrbios psicóticos como a esquizofrenia têm uma chance ligeiramente maior de desenvolver Psicose. Por exemplo, se você tiver um parente de primeiro grau com esquizofrenia, você pode ter 10% de chance de desenvolver Psicose. Não há um único gene que cause Psicose, mas uma série de genes diferentes podem aumentar a probabilidade de desenvolvê-lo.
- Drogas recreativas: a Psicose pode ser desencadeada pelo uso de drogas, incluindo cannabis, anfetaminas (incluindo velocidade e gelo ), LSD (ácido), cogumelos mágicos, ketamina , ecstasy e cocaína .
Algumas condições médicas são conhecidas por causar Psicose. Esses incluem:
- HIV e AIDS;
- Malária;
- Sífilis;
- Doença de Alzheimer;
- Lúpus;
- Doença de Lyme;
- Esclerose múltipla;
- Tumores cerebrais.
Há também pesquisas que demonstram que a dopamina pode estar associada a Psicose. A dopamina é um dos produtos químicos no cérebro que envia informações de uma célula cerebral para outra. As pessoas com Psicose são pensadas para ter níveis de dopamina que são muito altos.
Isso poderia interromper os caminhos do cérebro responsáveis pela memória, emoção, comportamento social e autoconsciência. Embora as causas ainda estejam sendo descobertas, a Psicose é tratável . Com medicação e suporte, pessoas com Psicose podem se recuperar da doença.
Sintomas da Psicose:
Imagine se alguém poderia ler sua mente, ou penetrar sua cabeça e influenciar a maneira como você pensa. Isto é o que parece para muitas pessoas com Psicose. Alguém afetado pela Psicose tem dificuldade com a maneira como eles interpretam o mundo real. Os sintomas da Psicose podem incluir:
- Humor deprimido
- Dormindo demais ou não o suficiente
- Ansiedade
- Desconfiança
- Discurso desorganizado, como mudar de assunto de forma errática
- Depressão
- Pensamentos suicidas ou ações
- Retirada de familiares e amigos
- Dificuldade de concentração
- Delírios
- Alucinações
Às vezes, uma pessoa com Psicose pode agir de forma inadequada, como rir de notícias tristes ou se irritar por nenhuma razão aparente. A agitação associada ou a agressão aparente podem ocorrer e devem ser gerenciadas sob a supervisão de uma equipe de saúde para prevenir danos a outras pessoas.
Os sintomas da Psicose podem ser perturbadores, afetando a concentração, memória e capacidade de planejamento de uma pessoa. Alucinações podem causar angústia e agitação. Pessoas com Psicose podem achar difícil entender e comunicar seus sentimentos. A Psicose pode fazer com que as pessoas se sintam apáticas, carecem de motivação e se retirem do contato com outras pessoas. Uma tarefa simples, como a lavagem, pode parecer um grande evento.