O Câncer Anal ocorre no ânus, no final do trato gastrointestinal. O Câncer Anal é muito diferente do câncer colorretal, que é muito mais comum. As causas de Câncer Anal, fatores de risco, progressão clínica, estadiamento e tratamento são muito diferentes do câncer colorretal. O Câncer Anal é um nódulo que é criado pelo crescimento anormal e descontrolado das células no ânus. O Câncer Anal é muito raro. De acordo com a American Cancer Society, havia aproximadamente 7,270 novos casos de Câncer Anal no brasil em 2014 (um aumento de 5.070 em 2008). Destes, 4.630 eram mulheres e 2.640 eram homens. Aproximadamente 1.010 pessoas morreram de Câncer Anal no brasil em 2014. Os relatórios sugerem que a incidência deste tipo de câncer está aumentando.
O número de casos de Câncer Anal está aumentando em ambos os sexos, particularmente entre os homens americanos, e mudanças nas tendências do comportamento sexual – combinado com o uso atual do tabaco e infecção por uma cepa específica do papilomavírus humano – pode ajudar a explicar o aumento, como explica este artigo .
A maioria dos pacientes com Câncer Anal são diagnosticados no início dos anos 60. O Câncer Anal é mais comum entre mulheres, homens que recebem relações sexuais anais e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos. Especialistas dizem que o Câncer Anal está intimamente associado a algumas cepas de HPV (vírus do papiloma humano).
Causas do Câncer Anal:
A causa exata do Câncer Anal é desconhecida, embora vários fatores possam aumentar seu risco de desenvolver a doença. Esses incluem:
- Infecção com vírus do papiloma humano (HPV) – um grupo comum e geralmente inofensivo de vírus espalhados por contato sexual, o que pode afetar as membranas úmidas que revestem seu corpo
- Ter sexo anal ou muitos parceiros sexuais – possivelmente porque isso aumenta seu risco de desenvolver HPV
- Tendo uma história de câncer cervical, vaginal ou vulvar
- Fumando
- Ter um sistema imunológico enfraquecido – por exemplo, se você tem HIV
Seu risco de desenvolver Câncer Anal aumenta à medida que envelhece, com a metade de todos os casos diagnosticados em pessoas com 65 anos ou mais. A condição também é um pouco mais comum em mulheres do que em homens.
Sintomas do Câncer Anal:
Os sintomas do Câncer Anal são frequentemente semelhantes às condições mais comuns e menos graves que afetam o ânus, como pilhas (hemorroidas) e fissuras anais (pequenas lágrimas ou feridas). Os sintomas do Câncer Anal podem incluir:
- Dor no ânus;
- Incontinência fecal;
- Inchaço na região anal;
- Alterações do trânsito intestinal;
- Coceira ou ardor no ânus;
- Sangramento vermelho vivo do ânus.
No entanto, algumas pessoas com Câncer Anal não apresentam nenhum sintoma. Consulte o seu médico de família se você desenvolver qualquer um dos sintomas acima. Embora seja improvável que sejam causados por Câncer Anal, é melhor fazê-los verificados.
Tratamentos do Câncer Anal:
Se você for diagnosticado com Câncer Anal, você será atendido por uma equipe multidisciplinar. Esta é uma equipe de especialistas diferentes que trabalham juntos para fornecer o melhor tratamento e cuidados. Os principais tratamentos utilizados para Câncer Anal são:
- Quimiorradiação – uma combinação de quimioterapia e radioterapia
- Cirurgia – para remover um tumor ou uma seção maior de intestino
Nos casos em que o câncer se espalhou e não pode ser curado, a quimioterapia isolada pode ser considerada para ajudar a aliviar os sintomas. Isso é conhecido como cuidados paliativos.