A Asbestose é uma doença pulmonar que se desenvolve quando as fibras de amianto causam cicatrizes nos pulmões. A cicatrização restringe sua respiração e interfere com a capacidade de oxigênio para entrar em sua corrente sanguínea. Outros nomes para esta doença são a fibrose pulmonar e pneumonite intersticial. Muitos casos se originam da exposição ao amianto no local de trabalho antes que as leis federais que regulamentam o processo foram promulgadas em meados da década de 1970. Esta doença leva anos para desenvolver e pode ser fatal. O número total de mortes relacionadas ao amianto no brasil pode exceder 200,000 até o ano de 2030, de acordo com a Agência de Substâncias Tóxicas e Registro de Doenças.
Causas de Asbestose:
A Asbestose é uma condição pulmonar crônica (prolongada) causada por exposição prolongada ao amianto. O amianto é um termo geral para um grupo de minerais feitos de fibras microscópicas. No passado, era amplamente utilizado na construção. O amianto pode ser muito perigoso. Não apresenta risco para a saúde se não for perturbado, mas se o material que contém amianto é quebrado, perfurado, quebrado ou deixa-se deteriorar, pode liberar uma poeira fina que contém fibras de amianto.
Quando a poeira é aspirada, as fibras de amianto entram nos pulmões e podem gradualmente danificá-las ao longo do tempo. Para que Asbestose se desenvolvam, é necessária uma exposição prolongada a um número relativamente elevado de fibras. No entanto, não é o único fator, já que muitas pessoas evitam obter Asbestose, apesar da grande exposição. Então, confira agora Os 6 Principais Sintomas de Asbestose:
Sintomas de Asbestose:
A respiração de fibras de amianto pode, eventualmente, cicatrizar os pulmões de algumas pessoas, o que pode levar a uma série de sintomas, incluindo:
- Falta de ar – isso só pode ocorrer após a atividade física no início, mas pode eventualmente se tornar um problema mais constante
- Uma tosse persistente
- Chiado
- Fadiga (cansaço extremo)
- Dor no peito
- Em casos mais avançados, ponta dos dedos (inchada)
Hoje em dia, a maioria das pessoas diagnosticadas com Asbestose foi exposta há muitos anos, antes de haver controles efetivos sobre a exposição a fibras de amianto no local de trabalho. Consulte o seu médico de família se tiver os sintomas acima e você acha que pode ter estado exposto ao amianto no passado.
Diagnóstico de Asbestose:
Ao diagnosticar Asbestose, seu médico irá primeiro perguntar sobre seus sintomas e ouvir seus pulmões com um estetoscópio (um instrumento médico usado para ouvir o coração e os pulmões). Se seus pulmões foram afetados pelo amianto, eles geralmente farão um barulho quando você respira.
O seu médico também perguntará sobre o seu histórico de trabalho, particularmente sobre os períodos em que você pode estar exposto ao amianto, quanto tempo você pode ter sido exposto e se você foi emitido com algum equipamento de segurança, como uma máscara facial, quando estava trabalhando .
Tratamentos de Asbestose:
Não existe cura para Asbestose, uma vez que se desenvolveu, porque não é possível reverter o dano aos pulmões. Uma das coisas mais importantes que alguém com a condição pode fazer é parar de fumar , se eles fumarem. Isso ocorre porque os sintomas são mais propensos a piorar em pessoas que fumam e o tabagismo também aumenta o risco de câncer de pulmão em pessoas com Asbestose. Se necessário, tratamentos como oxigenoterapia podem melhorar a qualidade de vida de alguém com Asbestose.