O Eczema Atópico (dermatite atópica) é a forma mais comum de eczema, uma condição que faz com que a pele fique comichosa, vermelha, seca e rachada. O Eczema Atópico é mais comum em crianças, muitas vezes desenvolvendo antes do primeiro aniversário. No entanto, também pode desenvolver-se pela primeira vez em adultos. Geralmente é uma condição de longo prazo (crônica), embora possa melhorar de forma significativa, ou até mesmo clara, em algumas crianças à medida que envelhecem.
Tipos do Eczema:
Eczema é o nome de um grupo de condições de pele que causam pele seca e irritada. Outros tipos de eczema incluem:
- Eczema discoidal – um tipo de eczema que ocorre em manchas circulares ou ovais na pele
- Dermatite de contato – um tipo de eczema que ocorre quando o corpo entra em contato com uma determinada substância
- Eczema varicoso – um tipo de eczema que mais frequentemente afeta as pernas e é causado por problemas com o fluxo de sangue através das veias da perna
- Eczema seborreico – um tipo de eczema onde manchas vermelhas e escamosas se desenvolvem nos lados do nariz, sobrancelhas, orelhas e couro cabeludo
- Eczema disidrótico (pompholyx) – um tipo de eczema que faz com que pequenas bolhas eruptem pelas palmas das mãos
Causas do Eczema Atópico:
A causa exata do Eczema Atópico é desconhecida, mas é claro que não é uma única coisa. O Eczema Atópico ocorre frequentemente em pessoas que recebem alergias – “atópico” significa sensibilidade aos alérgenos. Pode ser executado em famílias, e muitas vezes se desenvolve junto com outras condições, como a asma e a febre dos fenos .
Os sintomas do Eczema Atópico muitas vezes têm determinados gatilhos, como sabões, detergentes, estresse e clima. Às vezes, as alergias alimentares podem desempenhar um papel, especialmente em crianças pequenas com eczema grave. Você pode ser solicitado a manter um diário de alimentos para tentar determinar se um alimento específico piora seus sintomas. Os testes de alergia geralmente não são necessários, embora às vezes sejam úteis para identificar se uma alergia alimentar pode estar provocando sintomas.
Sintomas do Eczema Atópico:
O Eczema Atópico faz com que a pele fique comichosa, seca, rachada, dolorida e vermelha. Algumas pessoas só têm pequenas manchas de pele seca, mas outras podem sofrer uma pele vermelha e inflamada generalizada em todo o corpo. Embora o Eczema Atópico possa afetar qualquer parte do corpo, afeta as mãos, o interior dos cotovelos, as costas dos joelhos e o rosto e couro cabeludo em crianças. As pessoas com Eczema Atópico geralmente têm períodos em que os sintomas são menos visíveis, bem como os períodos em que os sintomas se tornam mais graves (surtos).
Quando Procurar Conselho Médico:
Veja o seu médico de família se tiver sintomas de Eczema Atópico. Eles geralmente podem diagnosticar Eczema Atópico, olhando sua pele e fazendo perguntas como:
- Se a erupção cutânea é comichosa e onde aparece
- Quando os sintomas começaram
- Se vem e passa ao longo do tempo
- Se existe uma história de Eczema Atópico em sua família
- Se você tem outras condições, como alergias ou asma
- Se alguma coisa em sua dieta ou estilo de vida pode estar contribuindo para seus sintomas
Normalmente, para ser diagnosticado com Eczema Atópico, você deveria ter tido uma condição de pele com coceira nos últimos 12 meses e três ou mais dos seguintes:
- Pele vermelha irritada visivelmente nas vincos da sua pele – como o interior dos cotovelos ou atrás dos joelhos (ou nas bochechas, fora dos cotovelos ou frentes dos joelhos em crianças com idade igual ou inferior a 18 meses) no momento do exame Por um profissional de saúde
- Uma história de irritação da pele ocorrendo nas mesmas áreas mencionadas acima
- Pele em geral seca nos últimos 12 meses
- Uma história de asma ou febre do feno – crianças com menos de quatro anos devem ter um parente imediato, como um pai, irmão ou irmã, que tem uma dessas condições
- A condição começou antes da idade de dois (isto não se aplica a crianças menores de quatro anos)
Tratamentos do Eczema Atópico:
Os tratamentos para Eczema Atópico pode ajudar a aliviar os sintomas e muitos casos melhoram ao longo do tempo. No entanto, atualmente não há cura e eczema grave muitas vezes tem um impacto significativo na vida diária, o que pode ser difícil de enfrentar fisicamente e mentalmente. Há também um risco aumentado de infecções cutâneas. Muitos tratamentos diferentes podem ser usados para controlar os sintomas e gerenciar Eczema Atópico, incluindo:
- Técnicas de autocuidado, tais como redução de arranhões e evitar gatilhos
- Emolientes (tratamentos hidratantes) – utilizados diariamente para a pele seca
- Corticosteroides tópicos – usado para reduzir o inchaço, vermelhidão e coceira durante as erupções