O Câncer Vaginal é um tipo raro de câncer que começa na vagina. Cerca de 260 novos casos são diagnosticados no brasil a cada ano. O câncer que começa na vagina é chamado de Câncer Vaginal primário. O câncer que começa em outra parte do corpo – como o colo do útero, útero ou ovários – e se espalha para a vagina é conhecido como Câncer Vaginal secundário. Este tópico é sobre Câncer Vaginal primário. Existem tópicos separados sobre câncer cervical , câncer de ovário e câncer no útero.
Causas de Câncer Vaginal:
As causas exatas do Câncer Vaginal são desconhecidas, mas as coisas que podem aumentar seu risco de desenvolvimento incluem:
- Sendo infectado com um tipo particularmente persistente do vírus do papiloma humano (HPV), que pode ser transmitido durante o sexo
- Idade Avançada – sete de cada 10 casos de Câncer Vaginal afetam as mulheres com mais de 60 anos, embora alguns tipos raros possam afetar adolescentes e mulheres em seus 20 anos
- Uma história prévia de neoplasia intra-epitelial vaginal (VAIN) ou neoplasia intra-epitelial cervical (CIN) – células anormais na vagina ou colo do útero que às vezes podem tornar-se cancerosas
Como existe uma possível ligação com o HPV, pode ser possível reduzir o risco de Câncer Vaginal praticando sexo seguro. Leia mais conselhos sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (DST). A vacinação contra o HPV, que agora é oferecida rotineiramente para meninas de 12 a 13 anos, oferece proteção contra duas cepas de HPV que são responsáveis pela maioria dos casos de câncer de câncer cervical e cervical. Então, confira agora Os 9 Principais Sintomas de Câncer Vaginal:
Sintomas de Câncer Vaginal:
O sintoma mais comum de Câncer Vaginal é o sangramento vaginal anormal. Isso inclui:
- Hemorragia entre os períodos normais ou após o sexo
- Sangramento após a menopausa ( sangramento pós-menopausa )
- Descarga vaginal malcriada ou sangrenta
- Dor durante o sexo
- Dor quando urinar
- Precisando urinar com mais frequência do que o habitual
- Sangue na sua urina
- Dor pélvica
- Uma coceira ou nódulo na vagina
Consulte o seu médico de família se tiver algum sangramento vaginal anormal, alterações no seu padrão usual de períodos (como períodos irregulares ou períodos mais pesados do que o habitual) ou problemas para urinar. Embora seja altamente improvável que esses sintomas sejam causados por Câncer Vaginal, eles ainda devem ser investigados pelo seu médico de família.
Tratamentos de Câncer Vaginal:
O tratamento para Câncer Vaginal depende da parte da sua vagina afetada e até onde o câncer se espalhou (conhecido como o “estágio”). Os principais tratamentos para Câncer Vaginal são:
- Radioterapia – a radiação é usada para destruir as células cancerosas
- Cirurgia para remover as células cancerosas
- Quimioterapia – a medicação é usada para matar as células cancerosas; Isso geralmente é usado em combinação com radioterapia
Esses tratamentos podem causar efeitos colaterais a curto e longo prazo que devem ser discutidos com sua equipe de cuidados antes do início do tratamento.