A hepatite é o termo usado para descrever a inflamação do fígado. Geralmente é o resultado de uma infecção viral ou dano hepático causado pelo consumo de álcool. Existem vários tipos diferentes de hepatite, a maioria dos quais são descritos abaixo. Alguns tipos passarão sem problemas sérios, enquanto outros podem ser duradouros (crônicos) e causar cicatrizes no fígado (cirrose) , perda de função hepática e, em alguns casos, câncer de fígado. Hepatite designa qualquer degeneração do fígado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas (como alguns remédios). Enquanto os vírus atacam o fígado quando parasitam suas células para a sua reprodução, a cirrose dos alcoólatras é causada pela ingestão frequente de bebidas alcoólicas – uma vez no organismo, o álcool é transformado em ácidos nocivos às células hepáticas, levando à hepatite.
Sintomas da Hepatite:
A hepatite de curto prazo (aguda) geralmente não apresenta sintomas visíveis, então você pode não perceber que você a possui. Se os sintomas se desenvolvem, eles podem incluir:
- Dor nas articulações e músculos
- Uma temperatura elevada (febre) de 38C (100.4F) ou acima
- Sentindo e ficando doente
- Sentindo-se inusitadamente cansado o tempo todo
- Uma sensação geral de sentir-se mal
- Perda de apetite
- Dor abdominal (barriga)
- Urina escura
- Poo pálido e de cor cinza
- comichão na pele
- Amarelecimento dos olhos e da pele (icterícia)
Consulte o seu médico de família se tiver algum sintoma persistente ou problemático que você acha que poderia ser causado por hepatite. A hepatite de longo prazo (crônica) também pode não ter sintomas óbvios até o fígado deixar de funcionar corretamente (insuficiência hepática) e só pode ser retirado durante exames de sangue. Nos estágios posteriores, pode causar icterícia, inchaço nas pernas, tornozelos e pés, confusão e sangue nas fezes ou vômito.
Tipos de Hepatite:
Hepatite A: A hepatite A é causada pelo vírus da hepatite A. Geralmente é pego por consumir alimentos e beber contaminados com o poo de uma pessoa infectada e é mais comum em países onde o saneamento é pobre. A hepatite A geralmente passa dentro de alguns meses, embora ocasionalmente possa ser grave e até mesmo fatal. Não há tratamento específico para isso, além de aliviar sintomas como dor, náuseas e comichão.
Hepatite B: A hepatite B é causada pelo vírus da hepatite B, que é espalhado no sangue de uma pessoa infectada. É uma infecção comum em todo o mundo e geralmente é espalhada de mulheres grávidas infectadas para seus bebês, ou de contato entre crianças. Em casos raros, ele pode se espalhar através de sexo desprotegido e drogas injetáveis. A hepatite B é incomum no brasil e a maioria dos casos afeta pessoas infectadas enquanto crescem em parte do mundo onde a infecção é mais comum, como o Sudeste Asiático e a África subsaariana.
A maioria dos adultos infectados com hepatite B é capaz de combater o vírus e se recuperar completamente da infecção dentro de alguns meses. No entanto, a maioria das pessoas infectadas como crianças desenvolvem uma infecção de longo prazo. Isso é conhecido como hepatite B crônica e pode levar a cirrose e câncer de fígado. A medicação antiviral pode ser usada para tratá-la.
No brasil, a vacinação contra a hepatite B é recomendada para pessoas em grupos de alto risco, tais como profissionais de saúde, pessoas que injetam drogas, homens que fazem sexo com homens, filhos nascidos de mães com hepatite B e pessoas que viajam para partes do país. Mundo onde a infecção é mais comum. Em 2017, a vacina contra a hepatite B foi adicionada ao programa de imunização de rotina para que todas as crianças possam se beneficiar da proteção contra este vírus.
Hepatite C: A hepatite C é causada pelo vírus da hepatite C e é o tipo mais comum de hepatite viral no brasil. Geralmente, é transmitida através de um contato sangue-sangue com uma pessoa infectada. No brasil, é comumente espalhado através da partilha de agulhas usadas para injetar drogas. Poor práticas de saúde e insetições médicas inseguras são a principal maneira de se espalhar fora do brasil.
A hepatite C muitas vezes não causa sintomas visíveis, ou apenas sintomas semelhantes a gripe, muitas pessoas não sabem que estão infectadas. Cerca de uma em cada quatro pessoas lutará contra a infecção e estará livre do vírus. Nos casos restantes, permanecerá no corpo por muitos anos. Isso é conhecido como hepatite C crônica e pode causar cirrose e insuficiência hepática. A hepatite C crônica pode ser tratada com medicamentos antivirais muito eficazes, mas atualmente não há vacinas disponíveis.
Hepatite D: A hepatite D é causada pelo vírus da hepatite D. Isso afeta apenas pessoas que já estão infectadas com hepatite B, pois precisa do vírus da hepatite B para poder sobreviver no corpo. A hepatite D geralmente é disseminada através de contato de sangue a sangue ou contato sexual. É incomum no brasil, mas é mais difundido em outras partes da Europa, Oriente Médio, África e América do Sul.
A infecção prolongada com hepatite D e hepatite B pode aumentar seu risco de desenvolver problemas graves, como cirrose e câncer de fígado. Não há vacinas especificamente para a hepatite D, mas a vacina contra a hepatite B (veja acima) pode ajudar a protegê-lo.
Hepatite E: A hepatite E é causada pelo vírus da hepatite E. O número de casos na Europa aumentou nos últimos anos e agora é a causa mais comum de hepatite curta (aguda) no brasil. O vírus tem sido principalmente associado ao consumo de carne ou miudezas de carne de porco crua ou pouco cozida, mas também com carne de veado selvagem, carne de veado e marisco.
A hepatite E é geralmente uma infecção leve e de curto prazo que não requer nenhum tratamento, mas pode ser grave em algumas pessoas, como aqueles que têm um sistema imunológico enfraquecido. Não há vacina para a hepatite E. Ao viajar para partes do mundo com saneamento pobre, onde a hepatite E epidêmica pode ser comum, você pode reduzir seu risco praticando boa comida e medidas de higiene da água.
Hepatite Alcoólica: A hepatite alcoólica é um tipo de hepatite causada por beber quantidades excessivas de álcool ao longo de muitos anos. A condição é comum no brasil e muitas pessoas não percebem que o têm porque geralmente não causa sintomas, embora possa causar icterícia súbita e insuficiência hepática em algumas pessoas.
Parar de beber geralmente permitirá que seu fígado se recupere, mas se você continuar a beber álcool excessivamente, existe o risco de desenvolver cirrose, insuficiência hepática ou câncer de fígado. Você pode reduzir seu risco de desenvolver hepatite alcoólica controlando o quanto você bebe. Recomenda-se que você não tome regularmente mais de 14 unidades de álcool por semana.
Hepatite Auto-Imune: A hepatite auto-imune é uma causa rara de hepatite a longo prazo em que o sistema imune ataca e danifica o fígado. Eventualmente, o fígado pode ficar tão danificado que deixa de funcionar corretamente. O tratamento para hepatite auto-imune envolve medicamentos muito eficazes que suprimem o sistema imunológico e reduzem a inflamação. Não está claro o que causa hepatite auto-imune e não se sabe se alguma coisa pode ser feita para preveni-la.