A Hepatite B é uma infecção hepática causada pelo vírus da Hepatite B (VHB). A Hepatite B é transmitida quando sangue, sêmen ou outro fluido corporal de uma pessoa infectada com o vírus da Hepatite B entra no corpo de alguém que não está infectado. Isso pode acontecer através do contato sexual; Compartilhando agulhas, seringas ou outros equipamentos de injeção de drogas; Ou de mãe a bebê no nascimento. Para algumas pessoas, a Hepatite B é uma doença aguda ou de curto prazo, mas para outros, ela pode se tornar uma infecção crônica de longo prazo. O risco de infecção crônica está relacionado à idade na infecção: aproximadamente 90% dos bebês infectados ficam cronicamente infectados, em comparação com 2% -6% dos adultos. Hepatite B crônica pode levar a sérios problemas de saúde, como cirrose ou câncer de fígado. A melhor maneira de prevenir a Hepatite B é se vacinar.
Causas de Hepatite B:
A Hepatite B é transmitida quando sangue, sêmen ou outro fluido corporal de uma pessoa infectada com o vírus entra no corpo de alguém que não está infectado, seja através de uma punção na pele, uma agulha compartilhada ou a troca de fluidos corporais. Isso pode acontecer através da mãe ao bebê ao nascer, sexo com um parceiro infectado, compartilhando agulhas, seringas ou outros equipamentos de injeção de drogas, técnicas de tatuagem inseguras ou mesmo compartilhando itens de higiene pessoal, como máquinas de barbear ou escovas de dentes.
Práticas médicas inseguras, como a reutilização de equipamentos médicos, também podem levar à infecção por VHB. A Hepatite B não é propagada através de alimentos ou água, compartilhando utensílios para comer, amamentando, abraçando, beijando, segurando as mãos, tossindo, espirrando ou por meio de insetos que mordam. O VHB pode sobreviver fora do corpo durante pelo menos 7 dias. Durante este tempo, o vírus ainda pode causar infecção se entrar no corpo de uma pessoa que não está protegida pela vacina.
Sintomas de Hepatite B:
Os sintomas da Hepatite B podem não ser evidentes por meses. No entanto, os sintomas comuns incluem:
- Fadiga
- Urina escura
- Dor articular e muscular
- Perda de apetite
- Febre
- Desconforto abdominal
- Fraqueza
- Amarelecimento dos brancos dos olhos (esclera) e da pele (icterícia)
Todos os sintomas da Hepatite B precisam de uma avaliação urgente. Os sintomas da Hepatite B são pior em pessoas com mais de 60 anos de idade. Informe seu médico imediatamente se você foi exposto à Hepatite B. Você pode prevenir a infecção.
Diagnóstico de Hepatite B:
Os médicos geralmente podem diagnosticar Hepatite B com exames de sangue. O rastreio para Hepatite B pode ser recomendado para indivíduos que:
- Entraram em contato com alguém com Hepatite B
- Viajaram para um país onde a Hepatite B é comum
- Esteve na prisão
- Use drogas intravenosas
- Receber diálise renal
- Estão grávidas
- São homens que fazem sexo com homens
- Tem HIV
Para detectar a Hepatite B, o seu médico irá realizar uma série de exames de sangue.
Tratamentos de Hepatite B:
Converse com seu médico imediatamente se você acha que esteve exposto à Hepatite B nas últimas 24 horas. Se não foi vacinado, pode ser possível prevenir a infecção ao receber a vacina contra a Hepatite B e uma injeção de imunoglobulina do VHB. Esta é uma solução de anticorpos que funcionam contra o VHB. A Hepatite B geralmente não requer tratamento. A maioria das pessoas superará uma infecção aguda por conta própria. No entanto, o descanso e a hidratação irão ajudá-lo a se recuperar.
Os medicamentos antivirais são usados para tratar a Hepatite B crônica. Estes ajudam a combater o vírus. Eles também podem reduzir o risco de futuras complicações hepáticas. Você pode precisar de um transplante de fígado se a Hepatite B danificou gravemente seu fígado. Um transplante de fígado significa que um cirurgião irá remover seu fígado e substituí-lo por um fígado doador. A maioria dos fígados de doadores provêm de doadores falecidos.
Prevenção de Hepatite B:
A vacina contra a Hepatite B é a melhor forma de prevenir a infecção. A vacinação é altamente recomendada. São necessárias três vacinas para completar a série. Os seguintes grupos devem receber a vacina contra Hepatite B:
- Todos os bebês, no momento do nascimento
- Crianças e adolescentes que não foram vacinados no nascimento
- Adultos sendo tratados por uma infecção sexualmente transmissível
- Pessoas que vivem em ambientes institucionais
- Pessoas cujo trabalho os coloca em contato com sangue
- Indivíduos HIV positivos
- Homens que fazem sexo com homens
- Pessoas com múltiplos parceiros sexuais
- Usuários de drogas injetáveis
- Membros da família daqueles com Hepatite B
- Indivíduos com doenças crônicas
- Pessoas que viajam para áreas com altas taxas de Hepatite B
Em outras palavras, quase todos deveriam receber a vacina contra a Hepatite B. É uma vacina relativamente barata e muito segura. Existem também outras formas de reduzir o risco de infecção por VHB. Você sempre deve pedir aos parceiros sexuais que façam o teste para a Hepatite B. Use um preservativo ou uma barragem dentária quando tiver sexo anal, vaginal ou oral. Evite o uso de drogas. Se você estiver viajando internacionalmente, verifique se seu destino tem uma alta incidência de Hepatite B e certifique-se de que você está totalmente vacinado antes da viagem.