A Bulimia é considerado um transtorno alimentar grave que gira em torno de comer grandes quantidades de alimentos de uma vez seguido de tentar “livrar-se” das calorias que foram consumidas. A Bulimia é considerada uma doença potencialmente fatal que afeta milhões de pessoas, especialmente mulheres, e é mais comum do que a anorexia nervosa.
Porque a Bulimia envolve padrões de alimentação erráticos e geralmente vômitos vigorosos, abuso de laxantes e, por vezes, excesso de exercícios físicos, existem múltiplos sintomas e riscos envolvidos, tanto físicos como mentalmente. Então, confira agora Bulimia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos:
Principais Causas da Bulimia:
Não há uma resposta simples à questão do que causa Bulimia. Embora a condição esteja ligada ao medo de engordar, as emoções mais complexas geralmente contribuem. O ato de binga e purga é muitas vezes uma maneira de lidar com essas emoções intensas.
Causas Emocionais Comuns:
- Baixa auto-estima – se você tem um distúrbio alimentar, você pode ter uma baixa opinião de si mesmo e ver perder peso como forma de ganhar auto-estima:
- Depressão – você pode usar binga como uma maneira de lidar com a infelicidade, mas a purga não alivia essa depressão e o ciclo continua:
- Estresse – por exemplo, você pode desenvolver a condição depois de lidar com uma experiência traumática, como morte ou divórcio, ou durante o curso de importantes eventos que mudam a vida, como se casar ou sair de casa:
A Bulimia também pode ocorrer em pessoas que sofreram doenças físicas e em pessoas que foram abusadas sexualmente. Algumas pessoas com Bulimia experimentaram uma infância difícil, com problemas familiares, argumentos e críticas.
Sintomas de Bulimia:
Os principais sinais de Bulimia são compulsão alimentar e purga (livrando seu corpo de comida, fazendo-se vômito ou tomando laxantes). Também pode haver sintomas psicológicos, tais como:
- Uma atitude obsessiva em relação à alimentação e à alimentação:
- Opiniões irrealistas sobre o peso e a forma do corpo:
- Depressão e ansiedade:
- Isolamento – perdendo interesse em outras pessoas:
Sem tratamento, a Bulimia pode levar a uma série de complicações físicas. Leia mais sobre complicações da Bulimia.
Tratando a Bulimia:
Você pode se recuperar da Bulimia, mas pode ser um processo longo e difícil. O primeiro passo para melhorar é reconhecer o problema e ter um desejo genuíno de ficar bem. Isso pode envolver uma grande mudança no estilo de vida e circunstâncias. Se você está preocupado com um amigo ou membro da família, pode ser difícil saber o que fazer. É comum que alguém com um transtorno alimentar seja secreto e defensivo sobre sua alimentação e seu peso, e eles provavelmente negarão estar mal.
O tratamento geralmente começa com a terapia psicológica, que visa ajudar a restabelecer atitudes saudáveis em relação à alimentação. As pessoas com Bulimia precisam explorar e entender os problemas e sentimentos subjacentes que estão contribuindo para o seu transtorno alimentar e mudar suas atitudes em relação aos alimentos e ao peso. Seu médico de família pode sugerir medicação, geralmente além do tratamento psicológico.