O estômago faz parte do sistema digestivo entre o tubo de alimentação ( esôfago ) e o intestino que ajuda a misturar e quebrar alimentos. A maioria dos cânceres de estômago se desenvolve no revestimento do estômago. Existem dois tipos de câncer de estômago – cardia (na parte superior do estômago onde ele encontra o esôfago) e não-cardia (o resto do estômago).
Saiba como você pode prevenir e combater o câncer de estômago comendo os alimentos certos – aqui está uma lista de alguns dos melhores alimentos que ajudam a combater câncer de estômago. E o melhor é, não só esses alimentos de cura estourando com nutrientes anticancerígenos, eles também são embalados com sabor! Então, confira Os 15 Alimentos que Ajudam a Combater Câncer de Estômago.Alimentos que Ajudam a Combater Câncer de Estômago:
Alho: O Alho é um dos melhores alimentos que ajudam a combater câncer de estômago. Além disso, o Alho tem sido usado como uma cura para uma ampla gama de problemas de saúde, mas agora também a comunidade científica está começando a reconhecer os poderes de cura do Alho. Os cientistas descobriram que o Alho seria eficaz na promoção da saúde cardíaca e cardiovascular e na prevenção e tratamento do câncer, incluindo o câncer de estômago.
Aipo: O Aipo fornece Vitamina C e Vitamina E, por isso é uma boa opção de alimentos que ajudam a combater câncer de estômago. Além disso, as vitaminas presente no Aipo é uma combinação de nutrição estelar para combater o câncer de estômago. Mas as propriedades anticancerígenas do Aipo não terminam por lá. Na verdade, o Aipo é conhecido por conter pelo menos oito famílias de compostos combativos de câncer.
É uma ótima fonte de ftalidas, uma classe de compostos químicos bioativos que parecem atuar como agentes quimiopreventivos eficazes. Também contém acetilenics e ácidos fenólicos, que demonstraram que inibem o crescimento de células tumorais. Ao comprar o Aipo, é importante optar por produtos cultivados organicamente porque o Aipo convencionalmente cultivado contém tipicamente níveis muito altos de contaminantes, incluindo clorotalonil que se acredita ser cancerígeno.
Cúrcuma: A cúrcuma, que dá sua cor amarela aos curry indianos, tem sido utilizada na medicina asiática tradicional como um dos alimentos que ajudam a combater câncer de estômago e para tratar uma ampla gama de condições e doenças. Nos últimos anos, também a medicina ocidental começou a prestar atenção a esta poderosa planta raiz.
Estudos mostram que a cúrcuma tem várias propriedades que podem tornar uma adição valiosa à sua dieta se você quiser reduzir suas chances de desenvolver câncer de estômago. Demonstrou-se induzir apoptose, um processo que desencadeia a autodestruição de células cancerosas, sem danificar células saudáveis. Além disso, a cúrcuma contém fortes compostos antioxidantes e pode prevenir a formação de nitrosamina e inibir a produção de aflatoxinas, ambas associadas a um risco aumentado de câncer.
Chá Verde: Os efeitos de promoção de perda de peso do Chá Verde são lendários, mas os benefícios para a saúde do Chá Verde não se limitam aos benefícios da perda de peso. Um conjunto substancial de evidências sugere que o Chá Verde também pode ser um dos melhores alimentos que ajudam a combater câncer de estômago. Experimentos in vitro indicam que o Chá Verde pode inibir a nitrificação no organismo, uma reação que tem sido associada ao câncer de estômago e câncer de esôfago.
Mas as atividades de combate ao câncer de estômago do Chá Verde não terminam por aí. O Chá Verde também mostrou ser extremamente eficaz na proteção das células contra o dano do DNA causado pelos radicais livres . Além disso, o Chá Verde mostrou suprimir a uroquinase, uma enzima que se pensa desempenhar um papel fundamental na metástase de células cancerígenas (espalhamento).
Brócolis: O brócolis é uma ótima adição à sua dieta de alimentos que ajudam a combater câncer de estômago. Um estudo realizado no Japão descobriu que os sujeitos de teste que adicionaram brócolis frescos à sua dieta por dois meses apresentaram níveis mais baixos de Helicobacteri pylori (H. pylori) do que o grupo controle que comeram brotos de alfafa. Helicobacteri pylori (H. pylori) é considerado um fator importante no desenvolvimento do câncer de estômago. Disponível em muitas lojas de alimentos saudáveis e mercearias, o brócolis fazem uma ótima adição para saladas, sopas, pratos com salsa e sandes.
Rúcula: Embora extremamente baixo em calorias, a Rúcula é carregada com fitoquímicos e vitaminas que promovem a saúde e é um dos melhores alimentos que ajudam a combater câncer de estômago. Rúcula, ou salada de coxins como é chamado em alguns países, é uma fonte excepcionalmente boa de glucosinolatos .
Quando a Rúcula é mastigada, os glucosinolatos se transformam em isotiocianatos – com a ajuda de uma enzima chamada mirosinase. Os isotiocianatos demonstraram que neutralizam agentes cancerígenos e inibem a proliferação de células cancerígenas. A Rúcula também é rica em clorofila , um pigmento vegetal com fortes propriedades anticancerígenas.
Cenoura: A maioria das pessoas sabe que a Cenoura é boa para a visão, mas você sabia que ela é um bom alimentos que ajudam a combater câncer de estômago. Além de fornecer bastante beta-caroteno e Vitamina C, a Cenoura contêm falcarinol, um composto natural que demonstrou inibir o desenvolvimento do câncer. Os pesquisadores descobriram que ratos com tumores pré-cancerosos e alimentados com Cenoura eram um terço menos propensos a desenvolver tumores em grande escala do que os animais no grupo controle. Para obter os benefícios mais anticancerígenos da Cenoura, coma sua Cenoura levemente vaporizadas. O cozimento a vapor melhorará a disponibilidade de beta-caroteno contida nas cenouras. Além disso, é aconselhável manter a Cenoura inteiras durante o cozimento e cortá-las apenas depois; Isso ajuda os legumes a manter o falcarinol.
Framboesa: A Framboesa e um dos principais alimentos que ajudam a combater câncer de estômago. Além disso, a Framboesa são a melhor fonte natural de ácido ellagico. A Framboesa está cheias de nutrientes e sabor, mas são muito baixas em calorias. Um dos compostos mais interessantes na Framboesa é o ácido ellagico, um anti-carcinógeno natural, anti-mutagênico e um inibidor do câncer . Em alguns casos, também foi capaz de causar apoptose (morte celular) nas células cancerosas.
O ácido ellagico é encontrado em uma série de alimentos, a Framboesa vermelha são, de longe, a melhor fonte dessa substância milagrosa (1.500 mcg por grama de extrato de fruta em pó seco). Além disso, o ácido ellagico encontrado na Framboesa vermelha mantém a sua potência através do aquecimento e congelamento.
Cogumelos: Outra boa opção de alimentos que ajudam a combater câncer de estômago é o cogumelo Shiitake. Além disso, os cogumelos Shiitake com seu delicioso sabor de carne podem fazer uma excelente adição à sua dieta anticancerígena. Eles são uma excelente fonte do Selênio mineral anticancerígeno, com 1 xícara fornecendo mais da metade da ingestão diária recomendada.
Além disso, os cogumelos Shiitake são uma das melhores fontes de beta-glucanos que, de acordo com alguns estudos realizados em humanos, podem atacar células cancerosas beta-glucanas e, portanto, combater câncer, incluindo câncer de estômago. As atividades antitumorais e anti-câncer de beta-glucanos também foram comprovadas por inúmeros testes em animais.
Salmão: O salmão é carregado com ômega 3-ácidos graxos , ácidos graxos essenciais por isso é considerado um dos principais alimentos que ajudam a combater câncer de estômago e outros tipos de câncer. Além dos ômega 3, o salmão – especialmente o salmão selvagem – entrega a astaxantina, um carotenoide que dá ao salmão sua cor rosa. A astaxantina é um antioxidante que mostrou ser particularmente efervescente na destruição de radicais livres. Além disso, o salmão selvagem contém apenas baixos níveis de PCBs, produtos químicos nocivos que muitas vezes são encontrados em grandes quantidades no salmão de viveiro.
Dito isto, a moderação deve ser a chave também ao incorporar salmão selvagem à sua dieta como um alto consumo de salmão e outros peixes podem predispor a exposição excessiva a mercúrio, pesticidas e outras toxinas contidas em peixes. A FDA recomenda comer peixe duas vezes por semana, mas não mais frequentemente. Além disso, é melhor limitar o consumo de salmão defumado e salmão salgado como fumado e os alimentos salgados podem aumentar o risco de câncer de estômago.
Ovos de Peixe: Ovos de peixe são uma das melhores fontes naturais de DHA e EPA que são tipos de ácidos graxos ômega 3. Os ovos de peixe contêm ainda mais ômega 3 do que os peixes mais gordurosos . Um estudo, que analisou as ovas de quinze animais marinhos, descobriu que as ervas de lombriz, pescada e salmão eram as mais ricas em termos de ácidos graxos ômega 3.
Couve: Graças ao seu amplo perfil nutricional, o Couve oferece benefícios para a saúde que se estendem muito além da nutrição básica. Este membro relativamente desconhecido da família repolho oferece uma série de nutrientes que ajudam a combater o câncer de estomago, como Vitamina C e beta-caroteno (o Couve contém dez vezes o beta-caroteno do brócolis).
Como resultado de seu alto teor de nutrientes antioxidantes, a Couve está no topo da lista de vegetais com a classificação ORAC mais alta. O ORAC, ou a Capacidade de Absorção Radical de Oxigênio, é uma medida do poder antioxidante total dos alimentos. As macias folhas jovens de couve podem ser comidas cruas, por exemplo, como substituto da Alface iceberg em saladas. Este vegetal bonito, verde e frondoso, também pode ser transformado em um prato caloroso e quente, salteando as folhas e misturando-as com cebolas picadas,
Cereja: A Cereja é um dos melhores alimentos que ajudam a combater câncer de estômago (POH), e naturalmente ricas em álcool perilílico um composto que se revelou eficaz na destruição de células cancerosas in vitro e in vivo. Ao comprar Cereja, é aconselhável escolher frutas cultivadas organicamente sempre que possível, pois a a Cereja tradicionalmente cultivadas geralmente contêm altos níveis de pesticidas e outros compostos químicos.
Batata Doce: A batata doce é um dos legumes mais antigos conhecidos pelo homem. Ele também é um dos vegetais mais nutritivos e contêm muitos nutrientes e é considerada um dos alimentos que ajudam a combater câncer de estômago. As variedades rosa, laranja e amarelo são uma das melhores fontes de alimento do beta-caroteno (quanto mais intensa a cor, mais beta-caroteno), mas a batata doce também são uma rica fonte de Vitamina C.