A Fibrose Pulmonar é uma condição que causa cicatrizes e rigidez pulmonar. Isso dificulta a respiração. Isso pode evitar que seu corpo obtenha oxigênio suficiente e, eventualmente, pode levar a insuficiência respiratória, insuficiência cardíaca ou outras complicações.
As pesquisas atualmente acreditam que uma combinação de exposição a irritantes pulmonares como certos produtos químicos, tabagismo e infecções, juntamente com a genética e a atividade do sistema imunológico, desempenham papéis fundamentais na Fibrose Pulmonar. Já pensou que a condição era causada por inflamação. Agora os cientistas acreditam que existe um processo de cicatrização anormal nos pulmões que leva a cicatrizes. A formação de cicatrização pulmonar significativa acaba por se tornar Fibrose Pulmonar.
Sintomas da Fibrose Pulmonar:
Você pode ter Fibrose Pulmonar por algum tempo sem sintomas. A falta de ar geralmente é o primeiro sintoma que se desenvolve. Outros sintomas podem incluir:
- Tosse crônica, seca e pirateada
- Fraqueza
- Fadiga
- Curvatura das unhas, que é chamado de boate
- Perda de peso
- Desconforto no peito
Uma vez que a condição geralmente afeta adultos mais velhos, os sintomas iniciais são frequentemente atribuídos erroneamente à idade ou à falta de exercício. Seus sintomas podem parecer menores em primeiro lugar e progredir ao longo do tempo. Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra. Algumas pessoas com Fibrose Pulmonar ficam doentes muito rapidamente.
Causas da Fibrose Pulmonar:
O pulmão pode fibrosar por inúmeras causas, a mais comum é o grupo da Doença Intersticial pulmonar. Esse grupo inclui doenças crônicas e de evolução lenta, preferencialmente homens acima de 55 anos.
Inúmeras partículas que temos contato no dia a dia podem, com o tempo, facilitar a ocorrência da Fibrose Pulmonar. Por exemplo, o popular mofo é uma fonte de fungos e bactérias que podem causar doença. Trabalhadores em contato com sílica, pó de vidro e asbesto estão sujeitos a ter a Fibrose Pulmonar algum dia.
Na zona rural observamos criadores de pássaros e fazendeiros que respiram material de bagaço de cana, feno, madeira velha e fertilizantes. Até mesmo medicamentos podem causar a Doença pulmonar Intersticial levando a fibrose, como a amiodarona usada no tratamento de arritmias e quimioterápicos para o câncer.
Doenças sem envolvimento direto com o pulmão podem também influenciar, como lúpus, artrite reumatoide e refluxo gastroesofágico. Apesar de tudo isso, muitas vezes a causa da Fibrose Pulmonar não é descoberta, sendo chamada então de Fibrose Pulmonar idiopática.
Fatores de Risco da Fibrose Pulmonar:
Você é mais provável de ser diagnosticado com Fibrose Pulmonar se você:
- São homens;
- São entre 40 e 70 anos;
- Tem um histórico de tabagismo;
- Ter um histórico familiar da condição;
- Ter um doença auto-imune associada à condição;
- Tomar certos medicamentos associados à doença;
- Sofrer tratamentos contra o câncer, particularmente a radiação de tórax;
- Trabalhar em uma ocupação associada a um risco aumentado, como mineração, agricultura ou construção.
Diagnósticos da Fibrose Pulmonar:
Como várias doenças estão envolvidas no processo da fibrose pulmonar, o diagnóstico correto necessita de avaliação clínica do médico pneumologista, que realizará alguns exames na investigação e diagnóstico da doença.
Os exames mais comuns são a espirometria para avaliação e acompanhamento da função pulmonar, exames de imagem dos pulmões como a radiografia e tomografia computadorizada do tórax e exames de sangue.
Em alguns casos, quando o diagnóstico não é possível por exames comuns, pode ser necessário avaliar o próprio tecido do pulmão, realizando-se uma biópsia pulmonar.
Tratamentos Para Fibrose Pulmonar:
Não há cura disponível para Fibrose Pulmonar. Seu médico não pode reverter a cicatrização do pulmão, mas ele ou ela pode prescrever tratamentos para ajudar a melhorar sua respiração e retardar a progressão da doença.
Os tratamentos abaixo são alguns exemplos das opções atuais usadas para o manejo da Fibrose Pulmonar:
- Oxigênio suplementar;
- Prednisona para suprimir o sistema imunológico e reduzir a inflamação;
- Azatioprina (Imuran) ou micofenolato (Cellcept) para suprimir o seu sistema imunológico;
- Pirfenidona ou Nintedanib , medicamentos antifibróticos que bloqueiam o processo de cicatrização nos pulmões;
- O seu médico também pode recomendar a reabilitação pulmonar. Este tratamento envolve um programa de exercício, educação e suporte para ajudá-lo a aprender a respirar mais facilmente.
Seu médico também pode incentivá-lo a fazer mudanças em seu estilo de vida. Essas alterações podem incluir o seguinte:
- Você deve evitar o fumo passivo e tomar medidas para sair se você fuma. Isso pode ajudar a retardar a progressão da Doença e aliviar sua respiração.
- Coma uma dieta bem equilibrada.
- Siga um plano de exercícios desenvolvido com a orientação do seu médico.
- Mantenha o descanso adequado e evite o excesso de estresse.
- Um transplante de pulmão pode ser recomendado para menores de 65 anos com doença grave.
Prevenção da Fibrose Pulmonar:
Alguns casos de Fibrose Pulmonar podem não ser evitáveis. Outros casos estão ligados a fatores de risco ambientais e comportamentais que podem ser controlados. Siga estas dicas para reduzir o risco de contrair a doença:
- Evite fumar
- Evite o fumo passivo
- Use uma máscara facial ou outro dispositivo respiratório se você trabalha em um ambiente com produtos químicos nocivos
Se tiver problemas para respirar, faça uma consulta com o seu médico. O diagnóstico precoce e o tratamento podem melhorar as perspectivas a longo prazo para pessoas com muitas doenças pulmonares, incluindo Fibrose Pulmonar. Embora a doença não possa ser curada, o tratamento pode ajudar a retardar sua progressão.