A Trombose da Artéria é um coágulo sanguíneo em uma artéria, o que pode ser muito grave porque pode impedir o sangue de alcançar órgãos importantes. As artérias são vasos sanguíneos que transportam sangue do coração para o resto do corpo e para o músculo cardíaco. A Trombose Arterial subclávia é uma condição em que o fluxo sanguíneo através do vaso está obstruído. A oclusão tipicamente surge secundária ao dano à íntima da artéria. Esse dano pode ocorrer como resultado de compressão muscular externa e esforço repetitivo para a artéria ou por alterações ateroscleróticas no vaso.
Os fenômenos embólicos e os estados hipercoaguláveis também são fatores contribuintes. Os sintomas ocorrem secundariamente à falta de fluxo sanguíneo para a extremidade afetada. Para manter o fornecimento de sangue para a extremidade, o sangue é naturalmente reencaminhado das artérias mamárias vertebrais, carotídeas e internas, produzindo as várias síndromes de roubo.
A Trombose Arterial subclávia é comum em indivíduos atléticos jovens que exercem uma quantidade significativa de atividade do corpo superior. A oclusão repentina de emboli seguida de Trombose Arterial é comum na população com sinais de doença aterosclerótica significativa. O paciente que apresenta oclusão aguda da artéria subclávia geralmente tem uma história de uso repetitivo ou lesão de estresse na extremidade superior do lado afetado. Uma história de claudicação da extremidade superior é comum.
Em situações em que a oclusão é secundária à aterosclerose, as tromboses agudas da artéria são geralmente assintomáticas. Na verdade, em 9% da série de autópsias, a artéria subclávia esquerda era estenótica ou ocluida. Se os sintomas estiverem presentes, a claudicação da extremidade superior no lado afetado é mais comum.
O paciente também pode apresentar tonturas, vertigem, desequilíbrio , distúrbios visuais ou disfunção hemisensiva indicativa de uma síndrome de roubo subclávia . No entanto, note que o roubo subclávio é observado em 2% de angiogramas cerebrais e não causa sintomas.
Causas da Trombose Arterial:
A Trombose Arterial geralmente afeta pessoas cujas artérias estão obstruídas com depósitos de gordura. Isso é conhecido como aterosclerose. Esses depósitos fazem com que as artérias se endureçam e se estreitassem ao longo do tempo e aumentassem o risco de coágulos sanguíneos. O seguinte pode aumentar seu risco de desenvolver aterosclerose:
- Idade avançada
- Fumar.
- Uma dieta insalubre.
- Falta de exercício.
- Estar com excesso de peso ou obesidade.
- Bebendo regularmente quantidades excessivas de álcool.
- Outras condições, incluindo hipertensão arterial , colesterol elevado e diabetes.
- Uma história familiar de aterosclerose.
- Sendo do sul da Ásia, descendência africana ou africana-caribenha.
Às vezes, a Trombose Arterial pode ser devido a uma condição que torna seu sangue mais propenso a coagular, como fibrilação atrial ou síndrome antifosfolípide.
Sintomas da Trombose Arterial:
Um coágulo de sangue geralmente não possui sintomas até que ele bloqueie o fluxo de sangue para parte do corpo. A Trombose Arterial pode causar vários problemas graves, incluindo:
- Um ataque cardíaco – quando o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco é bloqueado de repente, causando dor no peito , falta de ar e tonturas.
- Um acidente vascular cerebral – quando o fluxo de sangue para o cérebro é cortado; Os principais sintomas são o rosto caindo de um lado, fraqueza em um braço e fala arrastada.
- Um ataque isquêmico transitório (TIA) ou “mini-acidente vascular cerebral” – quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é bloqueado temporariamente, causando sintomas de acidente vascular cerebral de curta duração.
- Isquemia de membro crítico – quando o fornecimento de sangue a um membro é bloqueado, fazendo com que ele se torne doloroso, descolorido (pálido ou azul) e frio.
Essas condições são todas emergências médicas. Obtenha assistência médica de imediato se você ou alguém ao seu cuidado estiver experimentando esses sintomas.
Reduzir o Risco da Trombose Arterial:
Não é possível evitar coágulos de sangue inteiramente, mas você pode reduzir o risco, reduzindo o risco de aterosclerose. As principais coisas que você pode fazer são:
- pare de Fumar.
- Tenha uma dieta saudável.
- Faça exercícios regularmente.
- Mantenha um peso saudável – leia conselhos sobre perda de peso.
- Reduzir o consumo de álcool.
Se você corre o risco de obter um coágulo sanguíneo, seu médico também pode recomendar a medicação como:
- Estatinas para colesterol elevado.
- Medicamentos para hipertensão arterial.
- Medicamentos para reduzir o risco de coagulação do sangue – por exemplo, anticoagulantes (como varfarina ) e antiplaquetas (como aspirina ou clopidogrel de baixa dose )
Tratamentos da Trombose Arterial:
Se você desenvolver Trombose Arterial, pode precisar ser tratado com medicação ou cirurgia.
Os tratamentos incluem:
- Injeções de um medicamento chamado trombolítico que pode dissolver alguns coágulos sanguíneos.
- Uma operação para remover o coágulo (embolectomia).
- Uma operação para ampliar a artéria afetada – por exemplo, uma angioplastia (onde um tubo oco é colocado na artéria para mantê-la aberta)
- Cirurgia para desviar o sangue em torno da artéria bloqueada – por exemplo, um bypass de artéria coronária (onde um vaso sanguíneo retirado de outra parte do corpo é usado para ignorar um bloqueio na artéria que fornece o músculo cardíaco).