A Artrite é uma inflamação que acontece nas articulações do corpo que provoca dores na hora da locomoção, inchaços e que não tem cura. Esse termo significa “inflamação nas juntas” e pode acontecer em uma ou em várias articulações ao mesmo tempo. Então, veja agora As 6 Principais Causas da Artrite:
O que é artrite:
Artrite é um termo genérico que se refere a um grande número de enfermidades diferentes. As Artrites são inflamações das articulações produzidas por diversos motivos. As artrites são um tipo de reumatismo e raramente têm suas origens conhecidas. No entanto, todas elas envolvem fatores genéticos, orgânicos, ocupacionais e ambientais.
As Artrites atingem uma em cada sete pessoas acima dos 30 anos, das quais 60 a 70% são mulheres. Elas são mais comuns em adultos e idosos e têm aumentado muito ultimamente, com o sedentarismo e o envelhecimento da população, já sendo um dos principais distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.
Sintomas de Artrite:
Os sintomas da Artrite podem ser confundidos, em primeiro momento, como pertencentes à outras doenças, exemplos disso são a rigidez matinal e o mal-estar que são bastante confundidos e podem passar desapercebidos. Os sintomas principais do problema costumam levar em conta um padrão, mesmo que haja muitos tipos diferentes da Artrite.
- dor
- inchaço nas articulações
- vermelhidão da pele em torno da articulação
- diminuição na capacidade de movimentar
- aquecimento em torno da articulação
- rigidez, em especial pela manhã
Causas da Artrite:
A inflamação nas articulações pode ser decorrente de:
- Doença autoimune
- Trauma
- Desgaste geral das articulações
- Infecção, geralmente por bactéria ou vírus
- Deposito de cristais (metabólica).
A Artrite pode resultar em lesão da cartilagem ( um tecido que protege a articulação, permitindo que ela se mova suavemente alem de absorver choques entre os ossos), dos ossos locais, da capsula articular e ligamentos. Quando sua causa e tratada a tempo a articulação volta ao normal. Dependendo da causa isso nem sempre ocorre. Nesses casos, o paciente é diagnosticado com artrite crônica.
Como Prevenir:
A prática de exercícios regularmente e a fisioterapia são ótimos para prevenir a Artrite, atrofia e a fraqueza muscular. Ter boas horas de sono também é uma ótima maneira de prevenir e não afetar o sistema imunológico. Evitar de ficar muito tempo sentado em uma mesma posição por muito tempo é essencial, por isso, é bom se levantar e se esticar de tempo em tempo.
Tratamentos Para Artrite:
Como exposto, a Artrite não tem cura, já que desgaste da articulação não pode ser recuperado. O que podemos fazer é amenizar as dores com tratamentos específicos. Medicamentos, analgésicos, anti-inflamatórios e mudanças na rotina estão entre os tratamentos da Artrite. As mudanças de rotina estão relacionadas principalmente à alimentação balanceada, sem muitos alimentos industriais e a diminuição dos esforços físicos.
Para a diminuição das dores da Artrite, a hidroginástica, a fisioterapia, a natação e palites são os exercícios mais recomendados. São conhecidos também alguns tratamentos naturais para a Artrite , principalmente, a reumatoide. Os chás de erva-doce, os sucos de berinjela com limão e o suco de abacaxi, são como formas de medicamentos anti-inflamatórios, e servem para tratar a doença. Em casos extremos, em que a articulação esteja muito desgastada, a cirurgia é recomendada para a implantação de próteses.