A Lepra é uma doença infecciosa que causa grave feridas na pele, desfigurando braços, pernas e áreas da pele em todo o corpo. A doença ocorreu desde a antiguidade, muitas vezes cercada por terríveis e negativos estigmas e contos de pacientes com Lepra sendo evitados como marginais. Os surtos de Lepra afetaram, e entraram em pânico, pessoas em todos os continentes. As civilizações mais antigas da China, do Egito e da Índia temiam que a Lepra fosse uma doença incurável, mutilante e contagiosa .
No entanto, a Lepra na verdade não é contagiosa. Você pode pegar isso apenas se você entrar em contato fechado e repetido com gotas de nariz e boca de alguém com Lepra não tratada. As crianças são mais propensas a contrair Lepra do que os adultos. Hoje, cerca de 180 mil pessoas em todo o mundo estão infectadas com Lepra , de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a maioria na África e na Ásia.
Cerca de 100 pessoas são diagnosticadas com Lepra no brasil todos os anos, principalmente no Sul, Califórnia, Havaí e alguns territórios dos EUA. A Lepra é causada por uma bactéria de crescimento lento chamada Mycobacterium leprae ( M. leprae ). A Hanseníase também é conhecida como a doença de Hansen, depois do cientista que descobriu M. Lepra em 1873. Então, confira agora Os 10 Primeiros Sintomas de Lepra:
Primeiros Sintomas de Lepra:
O primeiro e principal sintomas da Lepra é o aparecimento de manchas arredondadas, mais clara que a pele, que podem se espalhar pelo corpo. Esta mancha podem afetar as sobrancelhas e os cílios e algumas vezes podem tornar-se avermelhadas. Em toda mancha há um aumento ou perda da sensibilidade e este é o maior diferencial de outras doenças de pele, pois o indivíduo deixa de sentir as diferenças de temperatura e de pressão, no local da ferida, podendo se ferir gravemente por isso. Estas manchas na pele ocorrem devido a inflamação dos nervos daquela região, que por isso, também podem estar presentes sintomas como:
- Dor e espessamento dos nervos dos locais afetados;
- Perda da força nos músculos inervados por estes nervos afetados, principalmente nos olhos, braços e pernas.
O primeiro sinal de inflamação no nervo é a dor intensa no local e inchaço da região. Outros sintomas podem ser:
- Fraqueza nos músculos;
- Perda da capacidade de suar;
- Pele ressecada;
- Perda da sensibilidade e dormência;
- Lesões e feridas na planta dos pés;
- Lesões no nariz;
- Lesão dos olhos pode causar cegueira;
- Paralisia dos braços ou pernas;
- Impotência e esterilidade, pois a infecção pode reduzir tanto a quantidade de testosterona quanto a quantidade de espermatozoides produzidos pelos testículos.
Os sintomas iniciais manifestam-se entre o 1º e o 7º ano após a infecção, ou muitos anos mais tarde, dependendo da resposta imune da pessoa.