A bacaba (Oenocarpus bacaba), também conhecida pelos nomes populares de bacaba-açu, bacabão, bacaba-do-azeite, bacaba-vermelha, bacabá, macabá, caper e abacaba é uma palmeira nativa da Amazônia encontrada também fora no território nacional, em países como Colômbia, Venezuela e Guianas, atingindo até 20m de altura. Como todas as palmeiras, pertence à família botânica das Arecaceas. Do seu fruto é possível extrair polpa, óleo e amêndoa. Da polpa, faz-se o conhecido “vinho de bacaba”, muito consumido na região. O tronco dá origem ao palmito, mas essa prática pode extinguir a palmeira em seu estado natural.
A palmeira produz grandes cachos com frutos muito semelhantes ao açaí: pequenas esferas de coloração roxa com pequenos caroços em seu interior. Esses frutos são retirados dos cachos, colocados de molho em água e posteriormente batidos para a retirada da polpa – que apresenta variações de coloração desde rosa claro até branca. Entre as potencialidades nutricionais se destacam o alto teor de fibras.
Assim como a maior parte dos frutos regionais amazônicos, a bacaba marca presença mais forte em cidades interioranas, em especial nas comunidades extrativistas e nas poucas que cultivam a palmeira. A maior parte da população urbana desconhece o fruto, realidade que o enfraquece e o coloca em perigo.
Praticamente não existem plantios de palmeiras bacaba para produção dos frutos. Essa realidade potencializa o extrativismo vegetal não-madeireiro em seus derivados. A planta incrementa a própria produtividade, se transformando em uma espécie indicada para sistemas agroflorestais e também para propriedades agroecológicas.
Apesar do potencial, necessita de fortalecimento e reconhecimento como produto regional e parte da sociobiodiversidade da Amazônia, principalmente em função do crescente desmatamento na região. A prática coloca bacabais selvagens nativos em perigo. A valorização dessa palmeira em todos os aspectos, principalmente do uso culinário, pode ser uma via para protegê-la, preservá-la e replicá-la no ambiente amazônico. O produto é ligado a comunidades indígenas, caboclas e ribeirinhas da Amazônia, sem indicação específica.
A polpa é consumida in natura, com ou sem adição de açúcar (é preferível que seja sem a adição de açúcar), conhecida tradicionalmente como o “vinho de bacaba”. Pode ser consumida aliada à farinha de tapioca, comumente consumida com o açaí. É possível também elaborar molhos salgados com a polpa da bacaba, que garante um toque muito especial ao preparo de pratos regionais. Então, confira agora Os 10 Benefícios da Vitamina de Bacaba Para Saúde:
Benefícios da Vitamina de Bacaba:
Benefícios da Vitamina de Bacaba Para Perder Peso: As proteínas presente na Vitamina de Bacaba são nutrientes essenciais para a aumentar a massa muscular e perder peso, pois para o músculo crescer é preciso ter, além da prática de atividade física regular, um consumo adequado de proteínas de boa qualidade, como as encontradas em alimentos de origem animal, como carne, frango e ovos. A quantidade de proteína a ser consumida para ter hipertrofia varia de acordo com o peso e com o tipo e a quantidade de atividade físcia pratica.
Benefícios da Vitamina de Bacaba Para Prevenir Diabetes: A Vitamina de Bacaba tem substâncias fenólicas que podem prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas como diabete e doenças cardiovasculares. A fruta revelou importante atividade antioxidante, o que ajuda no combate aos radicais livres.
Benefícios da Vitamina de Bacaba Para o Cérebro: A Vitamina de Bacaba é rico em carboidrato que é um importante nutriente para o funcionamento do corpo humano. Formado por hidrogênio, carbono e oxigênio, é o responsável pelo fornecimento de energia por causa da liberação de glicose após a sua absorção. Como o cérebro não armazena glicose é preciso que ela seja levada pela corrente sanguínea diretamente ao órgão. Se a quantidade necessária não for levada pode haver leves intoxicações no organismo causando dor de cabeça, mau hálito, tremores etc.
Benefícios da Vitamina de Bacaba Para Equilibrar os Hormônios: Graças ao seu alto teor de ácido láurico, a Vitamina de Bacaba é benéfico tanto para regular os hormônios como para melhorar a aparência da pele. Com apenas ¼ de xícara de suco de Bacaba por dia, é possível regular os hormônios. A bacaba é o mais apropriado quando se trata de problemas de desequilíbrios hormonais.
Benefícios da Vitamina de Bacaba Para Pele: A Vitamina de Bacaba Por possuir um alto nível de ácidos graxos que estão insaturados como o oleico e linoleico. Eles proporcionam propriedades emolientes ao óleo, tornando-o específico para o uso na pele.
Benefícios da Vitamina de Bacaba Contra Doenças Crônicas: A Vitamina de Bacaba tem substâncias fenólicas. De acordo com as pesquisas científicas podem prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e doenças cardiovasculares.
Benefícios da Vitamina de Bacaba Para Prevenir Doença Cardíaca: A proteína presente na Vitamina de Bacaba ajuda a diminuir o nível de colesterol LDL no corpo, isso, por sua vez, pode diminuir as chances de doença cardíaca drasticamente. Se você quiser manter seu coração saudável, certifique-se em tomar Vitamina de Bacaba. Tomar a Vitamina de Bacaba não só ajudará a reduzir o colesterol ao longo do tempo, mas também irá deixar as veias mais saudáveis e melhorar o fluxo sanguíneo para o coração.
Benefícios da Vitamina de Bacaba Contra a Doenças Cardiovasculares: A Vitamina de Bacaba ajuda reduzir o risco de doenças não-transmissíveis (doenças não transmissíveis), como doenças cardiovasculares e câncer, que ainda são as principais causas de morte em todo o mundo.
Benefícios da Vitamina de Bacaba Para Tratar Tosse: A Vitamina de Bacaba é excelente para combater a famosa tosse de cachorro. É chamada de tosse de cachorro aquela tosse seca e chata.