A erva Santa Maria (Chenopodium ambrosioides) é uma planta também conhecida por vários outros nomes como: mastruço, ambrósia, anserina, chá-do-méxico, mastruz, matruz, menstruz, mentraz, quenopódio e erva-formigueira. A herbácea possui raízes oblongas, brancas e interior amarelo de folhas lanceoladas, pequenas e dentadas; suas flores são pequenas e de cor branca ou esverdeada; e os seus frutos são pequenos, secos e possuem numerosas sementes negras. Em seu país de origem, o México, a erva Santa Maria é utilizada como especiaria no preparo de sopas, cozidos, pizzas e pratos típicos. No Brasil, um dos usos mais populares da erva de Santa Maria é como vermífugo.
Tanto o caule quanto as folhas desta planta estão recheados de benefícios medicinais. É uma erva literalmente carregada de vitaminas do Complexo B, e das A e C. Contém cálcio, ferro, fósforo, zinco, potássio, cobre e muita fibra dietética. Então, confira agora Os 14 Benefícios da Erva Santa Maria Para Saúde:Benefícios da Erva Santa Maria:
Benefícios da Erva Santa Maria Para Curar o Resfriado: A Erva Santa Maria reduz a gravidade dos sintomas do frio e atua como um anti-histamínico eficaz que diminui os efeitos desagradáveis do resfriado comum, incluindo inflamação, corrimento nasal e dores. Também controla a alergia que causa o resfriado. Reduz o nível de histamina e muitas vezes reduz a duração do resfriado.
Benefícios da Erva Santa Maria Como Antioxidante: A Erva Santa Maria é um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso corpo de radicais livres que causam estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, que pode levar a uma série de condições médicas severas, como a aterosclerose, que podem causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.
Benefícios da Erva Santa Maria Para Dor de Estômago: O principal uso da Erva Santa Maria está no tratamento de problemas relacionados ao aparelho digestivo. E a dor de estômago, uma das mais incômodas que existem, está dentre as condições que podem ser solucionadas a partir de um remédio caseiro composto com a planta em sua composição está o ascaridol, substância que contém características analgésicas. Para isso, você deve elaborar um chá de santa maria. Pique 8 folhas frescas e coloque em infusão com um copo de água. Depois da fervura, deixe em repouso por alguns minutos e tome. Em alguns minutos você será capaz de sentir o alívio.
Benefícios da Erva Santa Maria Para Tratar Doenças: A Erva Santa Maria Ajuda a prevenir os distúrbios respiratórios como bronquite, asma, catarro, etc.
Benefícios da Erva Santa Maria Para Cólicas Menstruais: A Erva Santa Maria ajuda a aliviar os coágulos sanguíneos e garantem um fluxo normal.
Benefícios da Erva Santa Maria Para Combater os Fungos na Pele: São inúmeros os benefícios desta planta e a pomada elaborada a partir de seu óleo essencial é um remédio caseiro perfeito para o tratamento de fungos na pele, já que contém características antimicóticas. É possível encontrar essa pomada em lojas especializadas em produtos naturais. Basta seguir as recomendações de uso e, logo, você será capaz de sentir uma melhora nessa condição.
Benefícios da Erva Santa Maria Para Melhora a Respiração: A Erva Santa Maria ajuda alivia o congestionamento no peito e retira todo o muco do peito.
Benefícios da Erva Santa Maria Para Acaba com os Gases: Em razão das características carminativas existentes na Erva Santa Maria, é possível usá-la para expulsar gases do aparelho digestivo. Para isso, basta enfeitar os pratos que contenham alimentos que provocam gases, como os legumes, com algumas folhas da erva, e ingeri-las em conjunto com eles.
Benefícios da Erva Santa Maria Para Hipertensão: A Erva Santa Maria diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.
Benefícios da Erva Santa Maria Para os Vasos Sanguíneos: A Erva Santa Maria ajuda na dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajuda a nos proteger contra certas doenças, como a aterosclerose, colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.
Outros Benefícios do Mastruz Para Saúde:
- O mastruz é benefício para vermes e parasitas intestinais.
- O mastruz ajuda a aliviar os sintomas da cólicas.
- O Mastruz é benefício para prisão de ventre crônica e hemorroidas.
Como Preparar o Erva Santa Maria:
Acrescente duas colheres das de sopa da planta em um litro de água. Quando a água obter fervura, desligue. Tampe e deixe a mistura abafada por mais ou menos 10 minutos. Depois esse período, é só coar e tomar. Beba de duas a três xícaras do chá de santa maria ao dia. Tenha cuidado para a quantidade consumida, pois, em exagero, o chá de santa Maria pode causar náuseas, dor de cabeça e convulsões.
Para o uso como vermífugo, é comum o preparo de uma infusão na proporção de 10 gramas da erva para cada litro de água, tomando-a em pequenos goles no decorrer do dia, e associando-a ao óleo de rícino, tomando uma colher depois do tratamento do chá de santa maria. Para o tratamento da tuberculose, a recomendação é de 1 colher de sumo da erva em jejum.
OBS: O consumo desta planta é muito perigoso e só deve ser feito com acompanhamento médico. Não deve ser consumida por gestantes e crianças menores de dois anos. Os efeitos colaterais do mal uso são: dor de cabeça, aborto, problemas do coração, problemas respiratórios, entre outros.