O óleo de anis tem propriedades anti-epilépticos, anti-histéricos, anti-reumáticos, anti-sépticos, anti-espasmódicos, aperitivos, carminativos, cordiais, descongestionantes, digestivos, expectorantes, inseticidas, sedativos, estimulantes e substância de vermifugio.
Desde os tempos antigos, o anis tem sido usado como um tempero e aromatizante de alimentos para animais e bebidas. Também é empregue para saborear licores. Na Índia e em alguns outros países, o anis também é usado como agente de tratamento para a boca e agente digestivo. As propriedades medicinais desta erva eram conhecidas há muito tempo no antigo Egito, Grécia e Roma.
O óleo de anis é extraído por destilação a vapor de frutos secos de anis ou Pimpinella Anisum, como é conhecido na terminologia botânica, que produz um óleo fino e límpido, do qual o Anethol é o constituinte principal, composto por cerca de 90 por cento disso e também é responsável pelo seu aroma característico. Os outros constituintes são alfa pineno, anisaldeído, beta pineno, camphene, linalool. Então, Confira Os 13 Benefícios do Óleo de Anis Para Saúde.
Benefícios do Óleo de Anis:
Benefícios do Óleo de Anis Para Ataques Epilépticos: Uma vez que o óleo de anis tem um efeito narcótico e sedativo, pode acalmar ataques epilépticos e histericos ao diminuir a circulação, a respiração e a resposta nervosa, se administrados em doses mais elevadas. Isso é contrário às suas propriedades estimulantes e cordiais, que são mostradas quando administradas em doses mais baixas.
É encontrado eficaz na sedação de aflições nervosas, hiper-reações e convulsões também. Esta propriedade tem sido conhecida e utilizada há muito tempo. No entanto, esta propriedade deve ser usada com cautela, uma vez que doses pesadas podem ter efeitos adversos, particularmente em crianças.
Benefícios do Óleo de Anis Para Dores Reumáticas: Este óleo pode aliviar as dores reumáticas e artríticas estimulando a circulação sanguínea e reduzindo a sensação de dor nas áreas afetadas.
Benefícios do Óleo de Anis Para Cicatrização: Este óleo essencial também possui propriedades anti-sépticas e dá às feridas uma camada protetora efetiva contra infecções e sepsis. Isso ajuda na cicatrização mais rápida de feridas.
Benefícios do Óleo de Anis Para Cólicas: Situações ou doenças causadas por espasmos são cólicas, tosse, dores, diarreia , aflições nervosas e convulsões. Os espasmos são uma contração excessiva dos tratos respiratórios, músculos, nervos, vasos sanguíneos e órgãos internos que resultam em tosse severa, cólicas, convulsões, circulações sanguíneas obstruídas, dores no estômago e tórax e outros sintomas.
O óleo essencial do anis, sendo um relaxante e um anti-espasmódico por natureza, relaxa essas contrações e alivia as doenças mencionadas acima.
Benefícios do Óleo de Anis Para Estômago e o Fígado: Este óleo tem propriedades purgantes suaves, mas é seguro de usar. Ao contrário de outros purgativos sintéticos ou ásperos, não é difícil para o estômago e o fígado e não deixa você esgotado e cansado. Quando tomado em baixas doses, ajuda a limpar movimentos e cura constipação , flatulência resultante e indigestão.
Benefícios do Óleo de Anis Para Dores Musculares: Somente aqueles que sofrem de gás sabem o que é um alívio para se livrar dele. O gás não é engraçado. É uma doença muito séria e deve ser tratada em tempo hábil.
Provoca indigestão, flatulência, dor torácica aguda, dores no estômago, cólicas e dores musculares, reumatismo no longo prazo, peso, hipertensão e até problemas como perda de cabelo e redução da visão, se se tornar crônica. O óleo de anis promove a remoção de gases e como digestivo, não o deixa formar, pois a indigestão é a causa do excesso de gás.
Benefícios do Óleo de Anis Para Sistema Respiratório: O Efeito de aquecimento deste óleo nos sistemas respiratório e circulatório faz com que seja cordial. Esta propriedade ajuda a combater os resfriados, a deposição de fleuma e problemas como reumatismo e artrite.
Benefícios do Óleo de Anis Para os Pulmões: Este óleo de anis é muito eficaz para limpar o congestionamento nos pulmões e nas vias respiratórias para condições como asma e bronquite.
Benefícios do Óleo de Anis Como Expectorante: Este óleo é realmente notável como um expectorante e essa propriedade ganhou uma reputação impressionante. Afrouxa muco ou fleuma depositado nos pulmões e vias respiratórias e alivia a tosse, o peso do tórax, problemas respiratórios, asma, bronquite, congestão e outros distúrbios respiratórios. Devido à presença deste óleo essencial nas sementes, as sementes são usadas para fumar para afrouxar catarro ou fleuma.
Benefícios do Óleo de Anis Como Insecticida: O óleo de anis é tóxico para insetos e animais menores, portanto seu cheiro mantém os insetos afastados. Por este motivo, este óleo pode ser empregado para expulsar insetos usando-o em fumigantes, vaporizadores e pulverizadores.
Benefícios do Óleo de Anis Para Sedativo: Devido a seus efeitos um tanto narcóticos ou entorpecentes, é usado como um sedativo para ansiedade, aflições nervosas, depressão , raiva e estresse, bem como para sintomas como insônia devido aos seus efeitos calmantes e relaxantes.
Este efeito é particularmente visível quando é usado em doses mais elevadas, pois em doses muito pequenas, atua como um estimulante. No entanto, deve-se ter o maior cuidado ao administrar-se em doses elevadas, mantendo em vista seus efeitos narcóticos.
Benefícios do Óleo de Anis Para Estimulante: A propriedade estimulante do óleo de anis pode nos beneficiar das seguintes formas. Ele pode estimular a circulação e aliviar o reumatismo e a artrite, estimular a secreção de enzimas e hormônios, aumentando o metabolismo total e, finalmente, pode estimular o sistema nervoso eo cérebro para nos tornar mais ativos e alertas.
Benefícios do Óleo de Anis Para o Intestino: Este é mais um aspecto de sua propriedade inseticida. Pode matar vermes encontrados nos intestinos. Esta propriedade pode ser particularmente benéfica para as crianças, pois elas são mais comumente afligidas com vermes intestinais.
Em doses pesadas, tem efeitos narcóticos e retarda a respiração e a circulação. É venenoso para certos pequenos animais e aves e, portanto, as crianças não devem receber altas doses. Além disso, pode causar irritação a certos tipos de pele. É melhor evitá-lo durante a gravidez. Também pode agravar certos tipos de câncer causados devido ao seu efeito sobre o hormônio estrogênio.