A insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite. Pessoas com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio. A qualidade de vida da pessoa, em geral, costuma ficar comprometida pela insônia.
A Insônia caracteriza-se pela falta de sono ou pela dificuldade em manter uma noite tranquila de descanso. Na maioria dos casos, a insônia é desencadeada por situações estressantes ou preocupações do cotidiano.
Sintomas da Insônia:
O principal sintoma da insônia é problema para cair no sono e/ou manter-se dormindo. A pessoa com insônia pode:
- Ficar acordado na cama por longo tempo antes de dormir.
- Dormir somente por curtos períodos de tempo.
- Ficar acordada na maior parte da noite.
- Sentir como se não tivesse dormido nada.
- Acordar muito cedo.
A Insônia também pode causar outros sintomas. A pessoa pode acordar sentindo cansada e ficar extenuada durante o dia. Ela também pode ter problema para concentrar-se em tarefas.
Causas da Insônia:
Certas condições parecem tornar os indivíduos mais suscetíveis à insônia. Exemplos destas condições que causa a insônia incluem:
- Idade avançada (insônia ocorre mais freqüentemente em pessoas com mais de 60 anos de idade)
- Depressão
- Estresse
- Ruído ambiente
- Temperaturas extremas
- Mudança de ambiente
- Problemas de horário de sono/ vigília
- Efeitos colaterais de medicamentos
- Uso prolongado de remédios para dormir;
- Não ter bons hábitos de sono, como não respeitar o horário de dormir e acordar;
- Síndrome do JetLag ou da mudança dos fusos horários;
- Mudanças contínuas de horários, como ocorre com profissionais que trabalham por turnos;
- Doenças, como, por exemplo, a fibromialgia, que gera dor por todo o corpo sem justificativa aparente, causando cansaço.
A insônia crônica é mais complexa e muitas vezes resulta de uma combinação de fatores, incluindo doenças físicas ou mentais subjacentes. Uma das causas mais comuns de insônia crônica é a depressão. Outras causas da insônia incluem a artrite, a doença renal, insuficiência cardíaca, asma, apneia do sono, narcolepsia, síndrome das pernas inquietas, doença de Parkinson, e hipertiroidismo. No entanto, insônia crônica pode também ocorrer devido a fatores comportamentais, incluindo o abuso de cafeína, álcool ou outras substâncias; e ciclos quebrados de sono/ vigília como pode ocorrer com o trabalho por turnos ou outros horários de atividade noturna; e estresse crônico.
Uma mudança nos hábitos de sono e tratar as causas subjacentes da insônia, como condições médicas ou medicamentos, pode restaurar um padrão de sono saudável em muitos pacientes. Se essas medidas não funcionarem, o médico pode recomendar medicamentos naturais como é o caso do Receita Caseira Para Combater a Insônia para ajudar com o relaxamento e na readequação do sono. Então, confira Receita Caseira Para Combater a Insônia.INGREDIENTES:
- 3 colheres (chá) de folhas frescas de melissa
- 1 colher (chá) de raízes secas de valeriana picadas
- 1 xícara (chá) de mel de laranjeira.
MODO DE PREPARO:
- Coloque as ervas em uma tigela e cubra com o mel.
- Tampe e deixe descansando por 24 horas. Em seguida, esprema as ervas.
- Coe e tome 2 colheres (sopa) do xarope 1 hora antes de se deitar
Contraindicações:
A Receita Caseira Para Combater a Insônia não deve ser consumida por mulheres em período de gestação.