Dicas de Saúde

Aliviar a Azia: como fazer passo a passo, principais dicas e receitas naturais

Por Alan Costa, em 11/05/2018 (atualizado em 22/10/2021)
aliviar a dor de cabeça 1

Antes de saber o que é bom para azia, é necessário buscar auxílio médico para investigar o que está provocando o desconforto.

visto que má alimentação, vícios, hábitos ruins, gravidez, estresse e até mesmo sintoma de câncer de estômago estão na lista dos desencadeadores do desconforto. Além disso, a queimação no estômago pode ser infarto, o que ressalta ainda mais a importância do diagnóstico de um profissional da saúde.

A azia, também conhecida como pirose, é um sintoma comum entre a população e que pode sim ser tratada por conta própria, desde que não seja tão frequente. Ela é caracterizada por uma queimação na região da garganta, causada pelo contato do suco gástrico com o esôfago. O consumo excessivo de gordura, ou fritura e bebidas alcólicas.

O que é Azia?

Os médicos gastrocirurgião definen azia como uma queimação ou dor que ocorre acima da boca do estômago e, por vezes, irradia para o tórax ou o pescoço. Mas eles também afirmam que as Dicas Para Aliviar a Azia Naturalmente são bem simples.

A sensação é um sintoma de refluxo, condição em que a válvula do estômago não se contrai totalmente, permitindo a passagem de ácido gástrico para o esôfago. Com isso, o revestimento do órgão é lesionado, levando ao desconforto.

Dicas Para Aliviar a Azia Naturalmente:

1. Masque um Chiclete Sem Açúcar:

Outra das Dicas Para Aliviar a Azia Naturalmente é mascar um chiclete aumenta o fluxo salivar. Ou seja, a saliva ao ser engolida faz o ácido seguir do esôfago para o estômago. Sempre mastigue um chiclete sem açúcar após cada refeição por 30 minutos e assim aliviar a queimação.

2. Tome um Copo de Leite de Soja ou Desnatado:

Muita gente utiliza leite integral para abater a queimação, porém sua forma integral contém muita gordura, que pode piorar os sintomas da azia. Prefira tomar meio copo de leite desnatado, que não possui gordura, ou de soja, que possuem PH baixo, neutralizando o ácido do estômago. Você pode tomá-lo gelado, assim também como água gelada.

3. Use Uma Calça Leve e Confortável:

Ao sentir os sintomas da azia, se você utilizar roupas muito justas ou que apertam o abdome só pioram a queimação, pois exercem uma pressão muito alta nesta região. Então utilize calças mais leves e soltas.

4. Beba Água com Bicarbonato de Sódio:

Para neutralizar o ácido do estômago, utilize uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água, que é uma base e tem o PH alto, ajudando no alívio da queimação. Só tome cuidado para não exagerar, pois ele é rico em sódio e se usado em excesso pode reter líquido no organismo.

5. Permaneça em Pé ou Sentado:

Uma das Dicas Para Aliviar a Azia Naturalmente e que nunca deite diante de uma crise de azia. Pois ao ficar na posição deitada o ácido gástrico fica parado no esôfago. Então ao sentir a queimação, permaneça sempre sentado ou em pé, para o ácido descer e se manter no estômago.

6. Tome um Antiácido:

Quando ocorrer uma crise de azia, os antiácidos, como o hidróxido de magnésia e de alumínio, por exemplo, podem ajudar no alívio dos sintomas. Alguns antiácidos podem ser utilizados por até duas semanas, pois passando deste tempo e ainda persistindo os sintomas, é necessário consultar um médico para avaliar melhor o seu caso.

7. Mude Seus Hábitos Alimentares:

Certos alimentos e bebidas favorecem os sintomas da azia, já que possuem o PH ácido, como pimentas, frituras e gorduras, condimentos, embutidos, café, chocolate, cebolas, sucos de frutas ácidas (como a laranja e o limão), refrigerantes, álcool, molhos, vinagre, etc. Então, diante de uma crise de azia, evite consumir estes itens.

8. Coma Frutas que Possuem Antiácidos Naturais:

Algumas frutas, como a banana e a maça, contém antiácidos naturais que ajudam a Aliviar a Azia Naturalmente e o refluxo. Além disso, qualquer alimento ingerido sempre deve ser comido devagar, sem pressa, para evitar sofrer de refluxo esofágico. Evite também comer grande variedade de alimentos ao mesmo tempo em uma refeição.

9. Tome um Chá de Ervas:

Alguns chás combatem a queimação, dor estomacal, cólicas e náuseas, como o de camomila, alcaçuz, gengibre e aloe vera. Eles possuem ação antiinflamatória e também desintoxicam o organismo. Você pode tomar um desses chás 15 minutos antes de alguma refeição, adicionando mel ao invés de açúcar.

10. Café Depois do Almoço:

Outro hábito bastante comum que deve ser evitado por pessoas que sofrem com azia é tomar café após a refeição. A cafeína provoca um relaxamento demasiado no esfíncter, causando o refluxo de ácido digestivo para o esôfago. Duas xícaras diárias é o máximo recomendado para uma pessoa que sofre com crises de azia.

11. Líquido com Comida faz Mal:

Beber liquido durante as refeições pode causar alterações como a azia, visto que aumenta o volume gástrico e faz com que mais ácidos sejam liberados. Assim, deixe para ingerir bebidas ao menos duas horas depois de se alimentar e, caso não consiga, opte por tomar no máximo meio copo (100 ml) de água.

12. Regule o Peso:

Uma das principais dicas para curar azia é evitar o sobrepeso e a obesidade, pois eles geram pressão sobre o estômago, de modo a aumentar a probabilidade de refluxo para o esôfago.

13. Refeições na Hora Certa:

Passar longos períodos em jejum aumenta as chances de azia. Isso acontece porque, quando uma pessoa fica sem comer, o ácido gástrico se acumula e pode refluir, irritando o final do esôfago. Comer a cada três horas mantém o sistema digestivo em funcionamento, sem sobrecarga na produção de ácido gástrico.

14. Evite Ficar Muito Tempo sem Comer:

Manter jejum prolongado propicia o acúmulo de ácido do estômago e pode fazer com que ele reflua para o esôfago. Aposte no hábito de comer de três em três horas para equilibrar a produção da substância.

15. Não Faça Atividades Físicas Após Comer:

O estômago leva mais de duas horas para digerir tudo que foi consumido, o que explica a popular ideia de que “é perigoso nadar após comer”. Na verdade, qualquer atividade física realizada depois da refeição pode fazer com que os líquidos subam até o esôfago.

16. Coma o Suficiente:

Encher o estômago com muita comida faz com que a produção de ácido gástrico seja potencializada, de modo a aumentar o risco de o líquido atingir o esôfago. Portanto, faça refeições com calma e mastigue bem cada porção.

17. Não Deite Depois das Refeições:

Dormir ou apenas ficar deitado facilita a passagem de conteúdo do estômago para o esôfago. Portanto, deixe para descansar 1h30 após a última refeição.

O conteúdo deste artigo foi extraído do Cura Natural que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.

Sair da versão mobile