Doenças e Tratamentos

Apendicite: o que é, quais as causas, sintomas e tratamentos

apendicite

A Apendicite é uma inflamação do apêndice, uma bolsa em forma de dedo que projeta do seu cólon no lado inferior direito do abdômen. O apêndice não parece ter um propósito específico. A Apendicite causa dor no abdômen inferior direito. No entanto, na maioria das pessoas, a dor começa em torno do umbigo e depois se move. À medida que a inflamação piora, a dor da Apendicite geralmente aumenta e, eventualmente, torna-se grave. Embora qualquer pessoa possa desenvolver Apendicite, na maioria das vezes ocorre em pessoas entre 10 e 30 anos. O tratamento padrão é a remoção cirúrgica do apêndice.

Apendicite

Causas de Apendicite: Um bloqueio no revestimento do apêndice que resulta em infecção é a causa provável da Apendicite. As bactérias se multiplicam rapidamente, fazendo com que o apêndice fique inflamado, inchado e cheio de pus. Se não for tratado imediatamente, o apêndice pode se romper.

Sintomas de Apendicite: Os sinais e sintomas da Apendicite podem incluir:

  • Dor repentina que começa no lado direito da parte inferior do abdômen
  • Dor repentina que começa em torno do seu umbigo e, muitas vezes, muda para o abdômen inferior direito
  • Dor que piora se você tossir, andar ou fazer outros movimentos irregulares
  • Náusea e vomito
  • Perda de apetite
  • Febre de baixo grau que pode piorar à medida que a doença avança
  • Constipação ou diarreia
  • Inchaço abdominal

O local da sua dor pode variar, dependendo da sua idade e da posição do seu apêndice. Quando você está grávida, a dor pode parecer vir de sua parte superior do abdômen porque seu apêndice é maior durante a gravidez.

Quando Consultar um Médico: Faça uma consulta com um médico se você ou seu filho tiverem sinais ou sintomas preocupantes. Dor abdominal intensa requer atenção médica imediata.

Complicações de Apendicite: A Apendicite pode causar complicações graves, tais como:

  • Um apêndice quebrado. Uma ruptura dilata infecção em todo o seu abdômen (peritonite). Possivelmente com risco de vida, esta condição requer uma cirurgia imediata para remover o apêndice e limpar sua cavidade abdominal.
  • Um bolso de pus que se forma no abdômen. Se o seu apêndice explodir, você pode desenvolver um bolso de infecção (abscesso). Na maioria dos casos, um cirurgião drena o abscesso colocando um tubo através da parede abdominal no abscesso. O tubo é deixado no lugar por duas semanas, e você recebe antibióticos para limpar a infecção. Uma vez que a infecção é clara, você terá uma cirurgia para remover o apêndice. Em alguns casos, o abscesso é drenado e o apêndice é removido imediatamente.

Diagnóstico de Apendicite: Para ajudar a diagnosticar a Apendicite, seu médico provavelmente terá uma história de seus sinais e sintomas e examinará seu abdômen. Testes e procedimentos utilizados para diagnosticar Apendicite incluem:

  • Exame físico para avaliar sua dor. Seu médico pode aplicar uma suave pressão sobre a área dolorosa. Quando a pressão é repentinamente liberada, a dor da Apendicite geralmente se sente pior, sinalizando que o peritoneu adjacente está inflamado. Seu médico também pode procurar rigidez abdominal e uma tendência para você endurecer seus músculos abdominais em resposta à pressão sobre o apêndice inflamado (proteção). Seu médico pode usar um dedo lubrificado e luvas para examinar seu reto inferior (exame retal digital). As mulheres em idade fértil podem receber um exame pélvico para verificar possíveis problemas ginecológicos que possam estar causando dor.
  • Teste de sangue. Isso permite que seu médico verifique se há uma alta contagem de glóbulos brancos, o que pode indicar uma infecção.
  • Teste de urina. Seu médico pode querer que você tenha um exame de urina para se certificar de que uma infecção do trato urinário ou uma pedra nos rins não está causando dor.
  • Testes de imagem. O seu médico também pode recomendar uma radiografia abdominal, um ultra-som abdominal ou uma tomografia computadorizada (TC) para ajudar a confirmar a Apendicite ou encontrar outras causas de sua dor.
Apendicite

Tratamentos de Apendicite: O tratamento com a Apendicite geralmente envolve uma cirurgia para remover o apêndice inflamado. Antes da cirurgia, você pode receber uma dose de antibióticos para prevenir a infecção.

Cirurgia Para Remover o Apêndice (Apendicectomia): A apendicectomia pode ser realizada como cirurgia aberta usando uma incisão abdominal com cerca de 2 a 4 polegadas (5 a 10 centímetros) de comprimento (laparotomia). Ou a cirurgia pode ser feita através de algumas pequenas incisões abdominais (cirurgia laparoscópica). Durante uma apendicectomia laparoscópica, o cirurgião insere ferramentas cirúrgicas especiais e uma câmera de vídeo no abdômen para remover seu apêndice.

Em geral, a cirurgia laparoscópica permite recuperar e curar com menos dor e cicatrizes. Pode ser melhor para pessoas idosas ou obesas. Mas a cirurgia laparoscópica não é apropriada para todos. Se o seu apêndice se rompeu e a infecção se espalhou além do apêndice ou você tem um abscesso, você pode precisar de uma apendicectomia aberta, o que permite que seu cirurgião limpe a cavidade abdominal. Espere passar um ou dois dias no hospital após sua apendicectomia.

Drenando um Abscesso Antes da Cirurgia do Apêndice: Se o seu apêndice tiver estourado e um abscesso tiver formado em torno dele, o abscesso pode ser drenado colocando um tubo através de sua pele no abscesso. A apendicectomia pode ser realizada várias semanas depois, após o controle da infecção.

Prevenção de Apendicite: Espere algumas semanas de recuperação de uma apendicectomia ou mais se o seu apêndice explodir. Para ajudar seu corpo a curar:

  • Evite a atividade extenuante no início. Se sua apendicectomia foi feita laparoscopicamente, limite sua atividade por três a cinco dias. Se você teve uma apendicectomia aberta, limite sua atividade por 10 a 14 dias. Sempre pergunte ao seu médico sobre as limitações da sua atividade e quando você pode retomar as atividades normais após a cirurgia.
  • Apoie seu abdômen quando você tossir. Coloque um travesseiro sobre o abdômen e aplique pressão antes de tossir, rir ou se mover para ajudar a reduzir a dor.
  • Ligue para o seu médico se os seus medicamentos para dor não estão ajudando. Estar com dor aumenta o estresse no seu corpo e retarda o processo de cicatrização. Se você ainda está com dor, apesar dos medicamentos para dor, chame seu médico.
  • Levante-se e mude quando estiver pronto. Comece devagar e aumente a sua atividade à medida que você se sente. Comece com passeios curtos.
  • Durma quando está cansado. À medida que seu corpo cura, você pode achar que você se sente mais cansado do que o habitual. Tome calma e descanse quando precisar.
  • Discuta o retorno ao trabalho ou à escola com o seu médico. Você pode voltar ao trabalho quando você se sente bem. As crianças podem retornar à escola menos de uma semana após a cirurgia. Eles devem esperar de duas a quatro semanas para retomar a atividade extenuante, como aulas de ginástica ou esportes.

Medicina Alternativa: Seu médico irá prescrever medicamentos para ajudá-lo a controlar sua dor após sua apendicectomia. Alguns tratamentos complementares e alternativos, quando usados ​​com seus medicamentos, podem ajudar a controlar a dor. Pergunte ao seu médico sobre opções seguras, tais como:

  • Distrair atividades, como ouvir música e conversar com amigos, que eliminam sua dor. A distração pode ser especialmente eficaz com crianças.
  • Imagens guiadas, como fechar os olhos e pensar em um lugar favorito.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.